quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

18 Janeiro 2012




A noite de ontem teve de tudo: prolongamentos, triplos decisivos e algumas surpresas bem engraçadas! 

- Em Orlando, foi preciso um prolongamento para decidir o vencedor no confronto entre os Magic e os Spurs. Num jogo renhido, os Spurs venceram e parecem ter ultrapassado a derrota em Miami;
- Os Wizards surpreenderam a liga ao vencerem os OKC por 105-102;
- Os Knicks continuam a desiludir, desta vez perderam na recepção aos Suns;
- Grande jogo em Atlanta, com os da casa a receberem (e a vencerem) os Portland e a mostrar que mesmo sem algumas peças continuam uma equipa a levar muito a sério; 
-Os campeões foram a L.A. testar os Clippers sem Chris Paul. Foi o regresso de Chauncey Billups aos lançamentos decisivos com um triplo, a um segundo do fim, que decidiu o encontro;

Os melhores de ontem:

-John Wall com 25 pontos 8 assistências e 7 ressaltos merece todo o destaque, ao embalar a equipa para uma grande exibição e consequente vitória contra uma das melhores equipas da Liga;
- Durant e Westbrook marcaram mais de 30 pontos cada um mas não conseguiram pôr o resto da equipa a jogar ao mesmo ritmo, acabando por sairem derrotados de Washington;
- 24 pontos e 25 ressaltos merecem destaque mesmo numa derrota. O Super-Homem já merecia uma equipa em condições!
- Mo Williams regressou de lesão....e fez questão de lembrar os mais esquecidos que consegue fazer pontos. 26 contra Dallas;
- Por falar em equipas para o Dwight Howard, o Deron Williams marcou 24 pontos, 10 assistências e 8 ressaltos....

Hoje no Top 10...o Rubio se calhar merecia um número 5...e o Mr. Big Shot em 1º:




quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

As Lesões em Época de Lockout




Todos sabemos que é imperativo a uma equipa que queira lutar pelo título ter mais do que 5 jogadores bons(ou muito bons). É preciso uma equipa, um plantel capaz de responder à dureza de 88 jogos e ainda encontrar forças para lutar pelo título nos Playoff!

Prova disso são os mais recentes campeões, Dallas Mavericks, que foram campeões muito por força do excelente plantel que tinham, que lhes permitia ter sempre em campo 5 jogadores capazes de manter a fasquia elevada(com grandes contribuições do banco de jogadores como Terry e Barea). Do lado contrário, estavam os Miami Heat, cujo plantel ficou aquém das expectativas (Mike Miller, Udonis Haslem, Eddie House, Juan Howard...nunca foram capazes de aguentar o ritmo do "Big 3").

Parte fundamental no sucesso/insucesso das equipas prende-se com as lesões e a forma como os plantéis são geridos. Por força do Lockout, o início da NBA atrasou-se imenso e os jogadores e equipas vêem-se agora obrigados a fazer muitos jogos em poucos dias. O cansaço vai ser uma constante ao longo da época, assim como as lesões - e estas já estão a dar que falar. Há equipas que perderam jogadores importante, alguns durante meses outros para a época, e este tipo de azar pode ditar muita coisa. Pode ser a diferença entre ir aos playoff ou ficar de fora, ganhar e perder um campeonato, acabar a época a rir ou a chorar.

Para alguns jogadores, a NBA pode trazer consequências devastadoras. A última vítima foi o Brandon Roy, peça fundamental na estratégia dos Blazzers. É uma pena ver um jogador da qualidade dele abandonar a modalidade, mas era isso ou correr o risco de deixar de andar.....

Veja aqui a lista actualizada das lesões!

17 Janeiro 2012



7 jogos ontem, à partida sem grande emoção, que valeram bem a pena para quem esteve acordado até tarde(não?):

- Os Magic receberam os Bobcats e somaram a 5ª vitória seguida, com mais um grande jogo do Dwight Howard;
- Os Bulls voltaram a casa, voltaram a jogar sem Derrick Rose, mas Boozer e cª foram suficientes para ganhar aos Suns e seguir sem perder em casa;
- Já os Clippers, sem Chris Paul e com uma exibição "fraca" do Blake Griffin (All Jefferson e Millsap são duros de roer) levaram uma bela duma abada em Salt Lake City;
- No jogo cabeça-de-cartaz da noite, os Miami receberam os Spurs. Sem Wade, mais trabalho para Lebron e Bosh que não desiludiram. Os Spurs começaram melhor e controlaram a 1ª parte, mas um terceiro período de 39-12 deitou por terras as aspirações de Tim Duncan e companhia(já não há pernaaaas);

Os destaques da noite: 

-Lebron com 33 pontos, 10 assistências, 5 ressaltos e Bosh  com 30 pontos,  8 ressaltos e 5 assistências, deram cabo dos Spurs;

- Dwight Howard lá continua a fazer das dele (os rumores de troca continuam, agora com o suposto interesse do jogador em ir para L.A, mas para os Clippers...) e marcou 25 pontos, juntou 17 ressaltos, 4 assistências e 4 tapas! 

- Uma palavrinha para o Danny Green. O antigo parceiro de dança do Lebron nos Cavaliers mostrou que sabe fazer mais do que dançar de fato-de-treino fora de campo. Os Spurs apostaram nele esta época e ontem, contra o Lebron, fez 20 pontos, incluindo dois "buzzer-beaters"....a ser defendido pelo Lebron. Nada mau! 

-Ah...o Jennings parece estar a acordar! Ontem foram 30 pontos....


O Top 10 de hoje não é nada de especial, mas dá para fazer uma pergunta: Oh Tiago Splitter, tu não eras bom jogador? 



terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A Caminho do All Star



Estamos no início da época e ainda é cedo, é verdade, mas há jogadores que não perderam tempo e já deixam adivinhar épocas de alto rendimento. Para além dos suspeitos do costume há também algumas surpresas e ainda um rol de rookies que prometem dar que falar. Assim, com pouco menos de um mês de NBA, são estes os jogadores que (na nossa opinião) merecem destaque:

Melhores do Oeste: 

-Kobe Bryant: disse, no início da época, que este ano ia assumir um papel de capitão e que não podia ser ele a marcar 40 pontos por jogo para a equipa ganhar. A verdade é que a equipa parece não ter chegado ainda do lockout e coube à Black Mamba tomar conta da bola. Média de 30,5 pontos por jogo, incluindo uma série de 4 jogos a marcar pelo menos 40 pontos(num deles marcou 48), fazem dele um dos destaques deste arranque de temporada;

- Kevin Love e Blake Griffin: os únicos dois jogadores da Liga com mais de 23 pontos e 11 ressaltos de média! Kevin Love tem uma média espantosa de 25,6 pontos e 14,3 ressaltos, enquanto Blake Griffin tem um registo, não menos espantoso, de 23,1 pontos e 11,4 desde que a liga começou em Dezembro. 

- Ricky Rubio- chegou, viu e....passou! O base espanhol demorou pouco a conquistar os adeptos de Minnesota e de repente toda a liga tem os olhos nele. 10,8 pontos, 8,4 assistências (à frente de,entre outros, Deron Williams e Tony Parker) e 2 roubos de bola por jogo fazem de Rubio a mais forte aposta do Oeste para o Rookie do Ano. 

Melhores de Este:

- O incontornável Lebron James está no topo da conferência: 29,5 pontos, 7,4 assistências e 8,2 ressaltos por jogo. Pouco mais há a dizer. Os Heat começaram a meio gás, mas não foi por culpa do King James. 

- Dwight Howard: ia para aqui, ia para ali, acabou por ficar (para já) em Orlando e muito se questionou a vontade do Super-Homem no início da época. Passado um mês, Dwight leva 19,4 pontos e 14, 8 ressaltos(lidera a NBA) por jogo, com direito a 2,3 tapas e 1,5 roubos de bola. Pelo meio, um jogo com 45 pontos e 23 ressaltos!!!! Para quem joga contrariado... 

- Kyrie Irving: A 1ª escolha do Draft não tem desapontado os fãs de Cleveland. Claro que não chega para esquecer o Lebron(vai ser difícil não?) mas 17,7 pontos, 5,3 assistências e 3,2 ressaltos de média são números que deixam qualquer fã de Cleveland com àgua na boca. Está na corrida para Rookie do Ano.

Quem és tu? :

-  A surpresa deste início de temporada vai para Greg Monroe. Numa equipa de Detroit que está a ir ao fundo, há alguém que parece não querer abandonar o barco. 17, 2 pontos e 9,1 ressaltos por jogo fazem de Monroe (2º ano de NBA) um sério candidato a Most Improved Player de 2012.    


16 Janeiro 2012


Dia de Feriado, em memória de Martin Luther King Jr, nos Estados Unidos significa 2 coisas: muito basket....a horas decentes!! E assim foi, com o espectáculo a arrancar ao fim da tarde e logo com Orlando @ New York  e Chicago @ Memphis. Nada mau para começar! Mas com 11 jogos, ainda havia muito basket e alguns confrontos de peso: Thunder @ Celtics e Mavericks @ Lakers. Vamos aos destaques:

- Vitória de Orlando no Madison Square Garden...e os Knicks passaram a ter um registo negativo (6-7);
- Bulls, sem Derrick Rose, ficaram entregues ao Rudy Gay e companhia que dominaram o jogo e igualaram o registo com 6-6;
- Philadelphia continua a dar que falar. Mais uma vitória (10-3), na recepção aos Bucks, e ainda não perderam em casa;
- Os Clippers, sem Chris Paul, não tiveram grande problema em ganhar aos Nets, muito por culpa dos 32 pontos que marcaram no 1º período;
- Em casa dos Celtics, mandaram os "miúdos". Um grande jogo de OKC e uma grande vitória;
- Por último, os Lakers receberam os campeões e ganharam, com um triplo de Derek Fisher a fechar o jogo;

Quem deu show?

- Ainda não foi suficiente para ganhar, mas o John Wall fez um jogo fenomenal: 38 pontos, 6 ressaltos e 8 assistências (agora é pôr todos a jogar em sintonia para tentar ganhar);
- Kevin Love....o costume: 33 pontos e 11 ressaltos, vitória para os Wolves;
- Ryan Anderson continua a dar cartas nos Magic, com 30 pontos e 7 assistências foi a figura na vitória sobre os Knicks;
- Com Chris Paul, sem Chris Paul, Blake Griffin é Blake Griffin: 23 pontos e 14 ressaltos;

- Destaque também para dois regressos: Kendrick Perkins a Boston e Lamar Odom a Los Angeles. Os dois foram campeões nas antigas equipas, sendo que para Perkins foi mesmo o "regresso a casa" (desde os 18 anos em Boston), e foram recebidos como tal!

Nas melhores jogadas, diz que quem manda são os Clippers:



segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Jogos Olímpicos 2012 - Team USA



Estão escolhidos os 20 Finalistas para a equipa que vai representar os Estados Unidos em Londres nos Jogos Olímpicos de 2012. Estes 20 jogadores vão agora estar sob avaliação, até ao fim da época da NBA, e dia 18 de Junho vão ser anunciados os 12 escolhidos para a TEAM USA. Aí estão os 20 candidatos(até mete impressão):

LaMarcus Aldridge (Portland Trail Blazers);
Carmelo Anthony (New York Knicks); 
Chauncey Billups (Los Angeles Clippers); 
Chris Bosh (Miami Heat); 
Kobe Bryant (Los Angeles Lakers); 
Tyson Chandler (New York Knicks);
Kevin Durant (Oklahoma City Thunder); 
Rudy Gay (Memphis Grizzlies);
Eric Gordon (New Orleans Hornets);
Blake Griffin (Los Angeles Clippers);
Dwight Howard (Orlando Magic);
Andre Iguodala (Philadelphia 76ers);
LeBron James (Miami Heat);
Kevin Love(Minnesota Timberwolves);
Lamar Odom (Dallas Mavericks);
Chris Paul (Los Angeles Clippers);
Derrick Rose (Chicago Bulls);
Dwyane Wade (Miami Heat);
Russell Westbrook (Oklahoma City Thunder);
Deron Williams (New Jersey Nets)

A cargo da equipa vai estar o mítico Mike Krzyzewski, acompanhado por Jim Boeheim, Mike D'Antoni e Nate McMillan. Quando uma equipa se dá ao luxo de ter o Mike D'Antoni e o McMillan para adjuntos....não há muito a dizer!! 


O objectivo é limpar tudo mais uma vez e levar o Ouro para casa. São Campeões Olímpicos e Campeões do Mundo de Basket...e mesmo que não o fossem eram favoritos! 


No meio disto tudo, só há uma questão: Quem são os 8 a cortar? Tarefa difícil! 

Análise


É verdade, já passaram 3 semanas desde o inicio da NBA.Analisemos agora como seguem as corridas para o Playoff deste ano começando no Este.

 



Chicago segue isolado, não só na liderança do Este mas também da NBA com um registo de 12-2. Derrick Rose segue mais uma vez na contenda do MVP. Mas o destaque vai para os Sixers, 9-3 e em casa estão invictos. Um grande trabalho do Doug Collins numa equipa onde o núcleo duro é composto por 8 jogadores. Meeks, Iguodala, Holiday, Hawes, Brand (cinco inicial) e Evan Turner, Thadeus Young e claro Lou Williams. Destes 8 apenas o Jodi Meeks não tem média superior 10 pontos por jogo. Fantástico!



Ainda no Este é sempre imperioso falar dos Heat que estão com 8-4 e vão com 3 derrotas consecutivas. Os Boston (4-7) se acabasse agora a época não iam aos playoffs. O Danny Ainge, President of Basketball Operations dos Boston, já falou à imprensa dizendo que para já estava a dar espaço de manobra à equipa mas que não ia deixar para “tarde de mais” e que poderia mexer na equipa.



Por fim os Wizards estão maus de mais, 1-11. O John Wall tem, de facto, imenso potencial mas quando um base tem uma média de 4 turnovers por jogo fica impossível ganhar.





Olhemos agora para o Oeste:



Os OKC vão em primeiro com um parcial de 11-2 (com 6 vitórias consecutivas) e afigura-se hoje a 7ª em casa dos Boston. Os Spurs seguem em segundo lugar na conferência, 9-4, sem Ginobili. Tanto o Tony Parker como Duncan, Jefferson e Blair aumentaram as médias desde a lesão do argentino.



Os Lakers, 9-5, estão a surpreender muita gente sem triângulo ofensivo, sem Phil Jackson, sem Lamar Odom, mas com Mike Brown e com um Kobe que nos faz lembrar o tal que jogava com o numero 8 há uns anos! O Black Mamba vai com 4 jogos seguidos a marcar mais de 40pts e hoje defronta os campeões em título Dallas Mavericks, no Staples Center. 



Os Memphis 5-6, são uma equipa interessante, porém com as lesões do pilar Zack Randolph por 2 meses e do Mike Conley, que entretanto regressou esta semana, estiveram um pouco aquém das expectativas. Neste momento não iriam aos playoffs.



No fundo estão os New Orleans 3-9, sob a tutela da NBA e do David Stern porque continuam sem dono. Por mim não comprem a equipa mas resgatem o Eric Gordon que apesar de tudo tem 21pts de média e 5rss.



Vejamos o que esta semana que se inicia nos traz. Espero que me faça falar dos Knicks e do regresso do Baron Davis!

15 Janeiro 2012

Foram só 3 joguinhos ontem (por causa do SuperBowl?) mas valeram a pena, não?

- Os Pistons não tiveram pernas para os Golden State (ainda sem Curry), apesar de um grande jogo(mais um) do Greg Monroe. David Lee já engatou...
- Os Jazz surpreenderam e foram ganhar em Denver, muito por culpa do Millsap...
- Os Suns lá tentaram, mas não têm vida para os Spurs nem para o Tim Duncan!!

Ontem foi a noite dos grandalhões:
- Tim Duncan com 24 pontos, 11 ressaltos e 4 assistências;
- Paul Millsap 26 pontos, 12 ressaltos e 3 assistências;
- David Lee 24 pontos, 6 ressaltos e 3 assistências;
- Greg Monroe (entretanto deixa de ser surpresa), 25 pontos e 8 ressaltos;

Não há grandes jogadas, apenas "Monta Ellis vai ao circo....":


domingo, 15 de janeiro de 2012

14 Janeiro 2012

Isto ao fim de semana é uma fartura de jogos....ontem foram mais 11:

- Noite de confronto em L.A. e os Clippers  voltaram a mostrar aos Lakers que querem mesmo tornar-se os donos da cidade! Ficou também provado(como eu tinha vaticinado ontem) que não basta o Kobe fazer 40 pontos para os Lakers fazerem um bom jogo: só 3 jogadores dos Lakers marcaram na casa das dezenas, sendo que o Gasol fez 14 e o Bynum 12! É muito pouco! Principalmente quando do outro lado há Chris Paul com 33 pontos e 6 assistências, Blake Griffin com 22 pontos e 14 ressaltos e mais 3 jogadores na casa das dezenas. Isto de jogar com vontade tem muito que se lhe diga....
- Destaque para mais uma vitória do colectivo, com os Pacers a ganharem na recepção aos Big 4 de Boston(exibições muito apagadas de Rondo e Ray Allen); 
- Os Knicks sem Carmelo e com este Stoudemire... não são nada bonito de se ver, principalmente contra os OKC(o resultado é enganador, não deram luta);
- Os Mavericks somaram a 5ª vitória seguida, nada de espantar quando a outra equipa só marca 60 pontos; - Os Bulls....enfim...já são 12 vitórias! Ah...o Deron Williams voltou a Utah e levou na bolha...
- Os Wizards? Oh..não sejam assim...

No plano individual:
- Chris Paul, como é óbvio, com 33 pontos, 6 assistências e uma vitória que soube a PATOOOOO (e para o Blake Griffin que deu uma tareia ao Gasol....não vai nada?);
- Kyle Lowry, porque já são demasiados jogos a levar os Rockets às costas- desta vez foram 33 pontos, 8 ressaltos e 9 assistências (Lebron, és tu?);
- Kobe....foram 42....mas não chega!

Em relação às jogadas do dia....não sou grande fã do "mandar a bola à merda" do meio campo! Sou fã...isso sim...dos afundanços do Vince Carter, do MONTA ELLIS e do Blake "Earthquake" Griffin:




sábado, 14 de janeiro de 2012

Rubio...até que enfim!!!


Sim, demorou até chegar à NBA, mas valeu a pena cada dia que esteve longe dos Estados Unidos. Tivesse ido mais cedo e não seria metade do jogador. Seria, isso sim, mais um jogador que chega à liga com o rei na barriga e tiques de vedeta que só atrasam a entrada no lote dos BONS(diz John Wall?). Chegou à liga como Rookie, mas de Rookie não tem nada: tem a mentalidade de um base com anos e anos de experiência! Sabe o que fazer, quando fazer, tem uma capacidade fantástica de envolver toda a gente no jogo e ADORA passar a bola. 

Começou devagar (mérito para o Rick Adleman que foi fazendo as coisas como devem ser), a sair do banco, mas demorou pouco a impressionar. Já tomou conta do lugar e fez ontem a primeira aparição como titular, a primeira de muitas. Fez 12 pontos, 9 assistências, 6 ressaltos e 3 roubos de bola.

Para aqueles que têm andado mais distraídos, estamos a falar daquele miúdo de quem se duvidou nos últimos Jogos Olímpicos. "Não joga bem na selecção contra os americanos...como é que vai jogar na NBA?", diziam os peritos. Pois bem, a época ainda vai no início e os números são estes: 10.4 pontos, 8 assistências, 4.1 ressaltos e 1.7 roubos de bola por jogo(com 3 turnovers). Para quem não estava pronto.....

ps: Joga nos Timberwolves...tem o Kevin Love, menos mau. Pergunto-me o que seria se jogasse com, sei lá, Lebron? Wade? Ou então se o Mike D'Antoni o tivesse pedido como prenda ao dono dos Knicks! 




Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget