domingo, 5 de fevereiro de 2012

4 Fevereiro 2012




Eh fartura de jogos! Mais uma noite de NBA com muito por onde escolher: 13 jogos, com alguns confrontos bem interessantes e jogos de alto nível. A noite foi melhor a nível individual, com vários jogadores a fazerem máximos de carreira e um a fazer história na sua equipa! Ora vamos lá:

- Os Sixers não andam aqui para brincar. Ontem foram a Atlanta, dominaram os Hawks e garantiram a 17ª vitória da época. O Rookie Vucevic fez a melhor marca da sua carreira com 15 pontos;
- Os Magic foram a Indiana, casa do SuperBowl de hoje, e venceram uma das melhores equipas da liga a jogar em casa;
- Os campeões foram a Cleveland e o novo rei dos Cavaliers mostrou quem manda. Irving demonstra, dia após dia, o porquê de ter sido a primeira escolha do Draft. Ontem mais uma exibição de grande nível, que valeu a vitória sobre os Mavericks;
-A única coisa que faltava aos Knicks esta época era perder em casa com os Nets. A equipa do outro lado da ponte ainda assustou, mas Jeremy Lin (2º ano) fez máximos de carreira em pontos(25), assistências(7) e minutos jogados(36) e os Knicks ganharam o jogo. Não andavam a precisar de um base?;
- Os OKC foram a San Antonio cheios de energia para defrontar os veteranos Parker e Duncan que, apesar da idade, estão aí para as curvas. Em forma têm que ser levados muito a sério, como provou ontem Tony Parker ao passar a marca dos 40 pontos e a tornar-se o jogador com mais assistências na história dos Spurs;
- Os Lakers continuam com um início de época agri-doce. Ora ganham, ora perdem em Utah como ontem. Os Jazz fizeram uma óptima segunda parte, foram sempre mais consistentes, e aplicaram a 10ª derrota aos comandados de Mike Brown;
- Nuggets @ Blazzers é um jogo que se recomenda a todo o fã de NBA. O de ontem não desiludiu e os Blazzers arrecadaram a vitória em casa. Destaque para Batum, máximo de carreira em pontos(33) com 9 triplos à mistura;
- Ah....Clippers ganharam aos Wizards e os Bulls aos Bucks! Os Detroit(ou o Greg Monroe) ganharam aos Hornets, os Wolves aos Rockets, os Suns aos Bobcats e os Kings ganharam aos Warriors;


A nível individual, um veterano em grande forma, um rapaz de Harvard e outro de França entre os destaques:

- 42 pontos e 9 assistências(tornou-se melhor de sempre nos Spurs) fazem de Tony Parker a figura da noite. Ainda vai a tempo do All Star;
- 33 pontos, 9-15 de triplo, e Nicholas Batum salta para os destaques. Tem falhado em ser um jogador regular e demorado a confirmar o estatuto de titular, mas provou que tem basket que chegue para ir longe;
- Jeremy Lin(quem?) foi o 3º jogador de Harvard a jogar na NBA. Foi escolhido pelos Lakers no ano passado, não pegou e agora teve a oportunidade dada pelos Knicks. Ontem mostrou que pode fazer grandes coisas, ofuscou Carmelo e Stoudemire, fez 25 pontos, 7 assistências e deve ter ganho alguns minutos para os próximos jogos;
- Os craques fizeram os números deles. Quem volta a dar nas vistas é Greg Monroe: fez 24 e 16 ressaltos, joga quase sozinho em Detroit e é um sério candidato a Most Improved Player;

Ontem jogaram os Clippers, por isso já sabem o que vem aí no Top 10 (o do Taj Gibson também não é mau):


sábado, 4 de fevereiro de 2012

Recorde Triplos na NBA





Ontem no jogo contra os Wolves, Anthony Morrow marcou 8 triplos. Uma exibição de mão quente de Morrow, ele que desde que chegou à NBA tem tido sempre uma percentagem de triplo acima da média(sempre perto dos 45%). Há jogos assim, em que a mão está quente e não convém parar de lançar.

Apesar de ser uma marca assinalável, ficou ainda um pouco longe do recorde de triplos num jogo da época regular. Quem foi, então, o jogador que mais triplos fez num jogo da NBA? E quantos fez?

Uma coisa sei...estão a pensar em Ray Allen, Reggie Miller, Larry Bird e companhia. Eu também pensei, mas enganei-me um pouco!!

O recorde de triplos num jogo da NBA(da época regular) pertence a dois jogadores, com 12 triplos marcados. Quem são eles? Nada mais, nada menos do que Donyell Marshall(quem?) e Kobe Bryant!! Houve outros que estiveram bem lá perto...Ora vamos lá aos números:

-Em 2003, contra os Sonics, Kobe marcou 12 em 18 (67%) de triplo;
-Donyell Marshall foi em em 2005, contra os Sixers, e precisou de apenas mais um lançamento (19) do que o Kobe para marcar os 12 triplos;
- Dennis Scott (3D) era o detentor do recorde antes de Kobe e Marshal, com 11 triplos. Em Orlando, contra os Hawks, Scott beneficiou do facto de a liga ter recuado a linha de triplo para aumentar os pontos marcados;
- Empatado com Dennis Scott está um jogador que está agora na CHINA! Em 2009, contra os Kings, JR Smith saltou do banco para fazer 11 triplos em 18 lançamentos.

No que diz respeito a Playoff, os números são outros, mas isso fica para outro dia!! Vejam lá o Donyell Marshall e o Kobe a bater recordes:




3 Fevereiro 2012


10 jogos nesta noite de sexta-feira. Houve jogos para todos os gostos e alguns dos heróis da noite foram improváveis.



- Os Washington foram ao Canadá perder com os Raptors. Jogo sem história onde só se pode destacar o Amir Johnson, 18pts, 13ress, 3 tapas e começou o jogo no banco.
- Os Orlando lá ganharam aos Cavs com o regresso do Jason Richardson. Não fizeram mais do que a obrigação, vão agora com duas vitórias seguidas, mas o teste a sério será esta noite contra uma “equipa” na verdadeira acepção da palavra: Os Indiana. Por mim podem criticar o Dwight à vontade, enquanto ele fizer estes números ninguém o pode acusar: 19pts, 16rss e 8TAPAS??
- Em casa dos Nets os Minnesota foram arrancar uma vitória a ferros. Jogo emotivo até ao ultimo segundo com um Anthony Morrow a marcar 42pts com 8/11 de triplos, que jogão! Mas não chegou.
- Milwaukee jogou contra Detroit. Jogo que não prometia muito e foi tendo interesse apenas no duelo de bases entre Jennings e o Rookie Brandon Knight em que a noite se tornou. A vitória caiu para os Detroit e a nivel pessoal também para o base da casa. Brandon Knight fez o máximo de carreira com 26pts e 7ass.
- Os Phoenix foram ao Texas perder com os Rockets enquanto os OKC tiveram que suar para levar os Memphis de vencida. Durant com 36 pontos e absolutamente mortífero a sentenciar o jogo no ultimo minuto.
- Os Lakers que tinham apenas 2 vitórias fora de portas, surpreenderam e ganharam os Super Nuggets deste ano com o Kobe a marcar 20pts.
- Os 3 grandes jogos da noite eram Miami @ Philadelphia, Knicks @ Boston e Indiana @ Dallas. Neste ultimo tivemos finalmente um Dirk como ainda não se tinha visto esta época. Marcou 30pts (20 na 1ª parte) mas não foi suficiente. O destaque na equipa de Indiana vai claramente para o Paul George. Já não sei quem é mais preponderante na equia dos Pacers, se o Granger se George. Ontem acabou a noite com 30 pontos, 5 roubos, 5 assistências, 9 ressaltos e fez 7 em 11 de triplo.
- Os Miami até devem ter pensado que os Sixers fossem dar mais luta, mas não. Os Heat geriram bem o jogo e evitaram assim duas derrotas consecutivas após o desaire há duas noites frente aos Bucks.
- O Knicks @ Boston ficou marcado pelo regresso de Rondo que já estava ausente há 8 partidas. Não é que tenha tido grande impacto, mas a verdade é que a sua equipa ganhou, embora os Knicks tenham estado na frente do marcador quase o jogo todo.
Nos destaque pessoais, Pierce 30pts, Garnett passou a marca pessoal dos 10,000 ressaltos na liga. No lado de Nova Iorque, Carmelo  26pts, Amare 16 e Tyson Chandler duplo duplo com 20pts e 11rss.

O top de hoje peca por não haver nada dos Clippers, se calhar é por não terem jogado! Mas há dois desarmes de lançamentos muito bons: Paul George e do Super-Homem. Diz ainda quem viu que em 1º lugar está Lebron e o Wade!


sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

All Star 2012: os titulares





Dwight Howard é o jogador mais votado para o All-Star deste ano. Conhecidos os titulares para o jogo das estrelas deste ano, o poste de Orlando foi aquele que reuniu mais votos dos fãs, com Kobe a aparecer em segundo. De resto, os titulares das duas equipas são aqueles que já se esperavam:

Cinco de Este:

- Derrick Rose (Bulls) - 1,514,723
- Dwyane Wade (Heat) - 1,334,223
- Lebron James (Heat) - 1,360,680
- Carmelo Anthony (Knicks) - 1,041,290
- Dwight Howard (Magic) - 1,600,390


Cinco do Oeste:


- Chris Paul (Clippers) - 1,138,743
- Kobe Bryant (Lakers) - 1,555,479
- Kevin Durant (Thunder) - 1,345,466
- Blake Griffin (Clippers) - 876,451
- Andrew Bynum (Lakers) - 1,051,945  

Há quem ache que este resultado é pelo All Star ser em Orlando...ou porque os fãs dos Magic quererem dar uma prenda ao Dwight Howard e mostrar-lhe que querem muito que ele fique. Eu prefiro achar que é porque não há mais postes em quem valha a pena votar!

Curiosidades:

- Kobe Bryant vai ao All Star pela 14ª vez consecutiva. Iguala Jerry West, Karl Malone e Shaq;
- Kobe foi 4 vezes MVP do All Star;
- Blake Griffin e Andrew Bynum vão ser titulares pela primeira vez;
- As últimas "duas duplas" a serem titulares no All Star foram Hakeem Olajuwon e Charles Barkley de Houston e Shawn Kemp e Gary Payton de Seattle.;
- Os fãs votaram para os titulares. As reservas vão ser escolhidas pelos 30 treinadores da NBA(7 votos cada, sem poder votar num jogador da própria equipa);

Clássico

Embora Mike D’Antoni rejeite a ideia de que Knicks v Celtics seja uma rivalidade a verdade é que é, e a história fala por si. "Nós ainda não fizemos nada, eles foram campeões em 2008!" diz D'Antoni.

A década de 70 marcou o inicio da rivalidade! Quando a dupla de bases era composta por Walt “the Clyde” Frazier e o Earl “the Pearl” Monroe, aí os Knicks começaram a ser os Knicks!! Juntamente com Dave Debusschere, Willis Reed, Jerry Lucas e um jogador chamado Phill Jackson os Knicks foram 2 vezes campeões da NBA, as únicas até hoje!

Em 1972 os Knicks arrumaram os Boston em apenas 5 jogos, mas acabariam por perder depois nas finais da NBA com os Lakers do Chamberlain. No Playoff do ano seguinte as duas equipas voltariam a cruzar-se. A 2ª ronda até começou melhor para os Boston que ganharam em casa o 1º jogo. No entanto os Knicks ganharam os 3 jogos subsequentes e ficaram a apenas uma vitória de voltar a eliminar os agora rivais Celtics.
Mas os Celtics jogavam com Havlicek, Dave Cowens, Paul Silas, Don Nelson e Don Chaney entre outros e empataram os jogos a 3. Faltava agora o jogo 7 e no Boston Garden. Toda gente sabia o que significava: Nunca ninguém havia ganho um jogo 7 no Boston Garden! Foi então a primeira vez. Frazier com média de 24pts e 7ass ajudou os Knicks a ultrapassar os Celtics e sagraram-se campeões em 73.


Em 74 o confronto voltava a acontecer, desta feita os Boston venceram claramente os Knicks e toda gente que apareceu à frente. Foram eles desta vez os campeões da NBA. Mas uma rivalidade havia nascido no Este.

No ano passado estas duas equipa encontraram-se nos Playoffs mas Rondo, Ray Allen, Garnett e Pierce nem deram hipótese. Os knicks perderam em 4 jogos, foi limpinho.

Para quem não se lembra este jogo também já aconteceu esta época, com os Knicks a vencerem os Celtics em casa da noite de Natal. O Rondo marcou 31pts e fez 13 ass e o Carmelo 37pts!!


Estão lançados os dados, o jogo hoje é em Boston, no novo Garden. 

2 Fevereiro 2012



Ontem foram 6 jogos, com direito a clássico entre Bulls e Knicks em New York! Memphis @ Atlanta e Denver @ Clippers também eram jogos que prometiam espetáculo. Nos restantes, não era suposto haver grandes surpresas:

- Bulls contra Knicks é sempre um jogo de fazer parar a liga. Se é em New York, a importância aumenta significativamente. Os Knicks não estão em grande forma, mas foram um osso duro de roer para os Bulls. Derrick Rose esteve em grande e os Chicago conseguiram sair de New York com a vitória; 
- à partida, um jogo entre os Grizzlies e os Hawks é entretenimento garantido para os fãs da NBA. Ontem os Grizzlies encontraram pela frente uma equipa de Atlanta atípica e ganharam facilmente;
- Os Portland foram a Sacramento a pensar que o jogo eram favas contadas. Os Kings começaram mal a época e os Blazzers têm jogado bastante bem, só que ontem os homens da casa foram mais fortes;
- com toda a gente saudável, os Warriors são uma equipa que entusiasma. Ontem receberam uma equipa dos Jazz muito competente, com um jogo interior que impõe respeito, mas Monta Ellis e Steph Curry deram o espectáculo a que habituaram os adeptos na época passada e ganharam. São 3 vitórias em 4 jogos, é bom ter Curry de volta;
- uma é a equipa que mais entusiasma esta época, a outra está no Top 5 dessa categoria. Mais do que entusiasmar pelo espectáculo que conseguem proporcionar, Clippers e Nuggets são equipas que jogam bem e ganham. Ontem no Staples Center os Clippers até começaram melhor, mas os Nuggets aceleraram no 2º período e só pararam quando tinham a vitória garantida. Grande jogo em L.A;

Na noite em que foram conhecidos os titulares do All Star, deste ano em Orlando, houve algumas prestações dignas desse nome :

- Derrick Rose vai ser o base titular de Este, sem espinhas, e ontem o MVP fez 32 pontos e 13 assistências em New York;
- ontem pode ter sido o acordar de Amare Stoudemire, os fãs de New York bem agradeciam. Contra os Chicago fez 34 pontos e 11 ressaltos. Só não vai é a tempo do All Star, fica pró ano;
- sou fã da dupla de Golden State. Em forma são fenomenais e ontem foi a prova disso: Monta Ellis fez 33 pontos, Curry 29 pontos e 12 assistências na vitória sobre os Jazz;

O Top 10 de hoje é fraquiiiiiinho, apesar do Blake ter jogado ontem, mas há sempre o Derrick Rose malabarista e os afundanços do Rudy Gay:



  

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Hall Of Fame


Bob Cousy

Steve Nash passou esta noite o Kevin Johnson e é agora o jogador com mais assistências na história dos Phoenix Suns. Nash é o sexto jogador com mais assistências na história da NBA, mas o nome que vos vou falar hoje figura nessa lista em 15º! Parece um número um bocado baixo na tabela, não parece? Agora pensem que este jogador jogou nos anos 50, e não havia 24 segundos de ataque ainda!!


Tal como ainda hoje é hábito na NBA os jogadores são anunciados pelos speakers antes do inicio de cada jogo. Na década de 50 isso já acontecia, no entanto quando chegava a altura do Bob Cousy ser chamado o que se ouvia no Boston Garden era isto: “…e agora com o número 14, Mr. Basketball!!”

Bob Cousy, foi o primeiro grande base da NBA. Jogou 13 anos na NBA (12 ao serviço dos Boston, 1 como Cincinnati Royals) foi 13 vezes All-Star (duas delas MVP), e uma vez MVP da NBA – 1957. Nos primeiros 11 anos na NBA liderou a liga em assistências em 8 deles.

Quando era miúdo o Mr. Basketball caiu duma árvore e partiu o braço direito. Parar de jogar não era opção, então começou a usar muito mais a mão esquerda, como consequência tornou-se um jogador ambidestro e isso fez com que fosse um jogador singular na sua altura.

Se hoje se fazem os passes sem olhar, por de trás das costas e etc, foi o ele o primeiro a fazê-lo na NBA. No seio da liga ele era conhecido como Houdini, em clara alusão ao Mágico, pelo seu estilo de jogo que entusiasmava qualquer um.

Com a chegada à liga do poste Bill Russell os Boston explodiram. Cousy e os Celtics ganharam 6 titulos de campeão da NBA entre 1957 e 63 (só falharam em 58).

Anualmente é entregue o prémio ao melhor base do basquetebol universitário dos Estados Unidos. O nome desse Trofeu é Bob Cousy!! No ano passado foi ganho pelo Kemba Walker mas antes dele já o haviam ganho o Raymond Felton, Jameer Nelson e o Ty Lawson, entre outros.

O Mr. Basketball entrou para o Hall Of Fame em 1971 e a sua camisola, número 14, foi retirada pelos Boston Celtics.

1 Fevereiro 2012



Fevereiro a começar em alta com 11 jogos! Muitos confrontos interessantes, mas OKC @ Dallas era o ponto alto da noite. Os miúdos foram a casa dos campeões dar um espectáculo de basket e mostrar que as coisas este ano podem ser um pouco diferentes. Steve Nash fez história nos Suns e os Clippers acabaram com uma malapata que durava desde 2003:

- vindos de 4 derrotas seguidas, os Orlando Magic lá apanharam os Wizards e ganharam um jogo. À rasca, mas uma vitória é uma vitória;
- já dizemos isto há umas semanas, atenção aos Sixers. Receberam os Bulls e não lhes deram qualquer hipótese, dominaram e estão com um registo de 16-6;
- os Suns bem agradecem o regresso do Steve Nash, estão a precisar de vitórias e o base "histórico" dá-lhes isso mesmo. Vitória sobre os Hornets;
- cada jogo entre os Okc e os Dallas, este ano, vai ter sabor de desforra. O de ontem foi assim mesmo, com os Thunder a jogarem a todo o gás e a serem demasiado fortes para os campeões;
- os Miami começaram bem, ganhavam por 13 pontos ao intervalo, o Lebron marcou 40...e perderam com os Bucks;
- os Pacers, que continuam em grande forma, foram jogar a Minnesota contra uma das equipas mais promissoras da liga e estiveram sempre uns furos acima dos Wolves;
- sem vencer em Utah desde 2003, os Clippers fizeram um grande jogo contra os Jazz, ganharam, e continuam a mostrar que têm que ser levados muito a sério a longo prazo;

A nível individual, temos máximos de temporada, jogos fantásticos e um recorde:

- Não importa(na temporada regular) se ganhas ou perder. Se fazes 40 pontos, 8 ressaltos e 5 assistências mereces destaque. Lebron James, a caminho do MVP?
- 34 pontos, 11 assistências e 5 ressaltos ajudam a ganhar, mesmo em sítios onde não se ganha desde 2003. Os Clippers, com Chris Paul, são uma equipa que entusiasma e, acima de tudo, ganha jogos;
- Para além de marcar 30 pontos no regresso, Steve Nash fez 11 assistências e tornou-se o jogador com mais assistências na história dos Suns. É um jogador fantástico, o resto são números!
- Blake Griffin e Jennings também merecem uma palavra. Blake fez 31 pontos e 14 ressaltos, Jennings 31 pontos e 11 assistências. Ganharam os dois, e foram vitória importantes para as duas equipas!


O Top 10 de hoje é bem bom! Vale a pena dar uma olhada, principalmente nos Clippers e no endiabrado do Chris Paul:



 

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Dwight Howard: a novela




Agora quero sair, agora já não quero. Os meus colegas não valem nada, os meus colegas são muito bons. Hoje vou à conferência de imprensa dizer que estou a sofrer, hoje nem me apetece falar com os jornalistas. Sinceramente, já não há grande paciência para o Dwight Howard!

Já toda a gente sabe que ele quer sair e isso parece inevitável. Quer ser campeão, é legítimo, e a não ser que os Magic consigam contratar 1 ou 2 super-estrelas para lhe fazer companhia, vai-se armar em Lebron no próximo verão e rumar a outro lado qualquer. Na sua "lista" de interesses, há equipas que nunca mais acabam, mas o mais provável é ele ir parar aos Nets. 

O que me parece escusado é este circo que, jogo após jogo, ele insiste em montar. Quer seja pela declarações que faz, pelos berros que dá à equipa no balneário a dizer que quer ser campeão, ou mesmo por fazer birra e não falar com os jornalistas, o Super-Homem achou que esta é a melhor estratégia para conseguir o que quer(seja lá o que isso for). Já sabemos que queres sair, a sério, agora joga e deixa-te de dramas!   

Uma coisa é certa. Os Magic, mais do que ninguém, estão interessados em garantir o futuro da equipa e de certeza que não estão parados à espera que a birra do menino passe e que tudo volte a ser como dantes. O ideal seria manter o Super-Homem e rodeá-lo de jogadores capazes de competir por um título, mas quando se olha para o plantel da equipa de Orlando levanta-se uma dúvida: e vão trocar quem? Vai ser preciso bem mais do que Jameer Nelson, Turkoglu e Jason Richardson para garantir um grande jogador(e tenho dúvidas que só um grande jogador seja suficiente para fazer dos Magic campeões). A melhor moeda de troca é mesmo o Dwight. E já que ele quer tanto sair, façam-lhe a vontade e aproveitem para começar de novo e fazer uma equipa em condições(olhem para os Pacers, não há estrelas e lá vão eles bem lançados)!

Ah...apesar desta novela toda, os adeptos de Orlando ainda o presentearam com a maior votação para o All Star deste ano.
ps: um palpite...os Magic depois do All Star trocam o gajo. Pau Gasol e Bynum? Não era mau! Melhor do que chegar a Julho e ficarem de mãos a abanar! 

31 Janeiro 2012



7 jogos a fechar o mês de Janeiro. Era um bom dia para as apostas, porque os favoritos saíram todos por cima. A única dúvida seria o jogo Nuggets @ Grizzlies, mas uma aposta na equipa da casa não deixa ninguém ficar mal! Foi o grande jogo de ontem, com direito a prolongamento, numa noite em que os Knicks voltaram às vitórias.

- Os Celtics foram a Cleveland ainda sem Rondo e conseguiram voltar com uma vitória. A equipa de Doc Rivers está agora com um registo de 10-10;
- A confiança e o entusiasmo estão em alta em Indiana e a equipa não desilude. Vitória na recepção aos Nets;
- Um grande jogo dos Hawks em Toronto deu à equipa de Atlanta a 16ª vitória da época. Joe Johnson esteve fenomenal e até mereceu descanso no 4º período;
- O Madison Square Garden não tem gostado da prestação da equipa esta época. No regresso de Carmelo, os Knicks receberam e venceram os Pistons. A equipa continua com registo negativo, e vai ser preciso bem mais para fazer as pazes com os adeptos;
- No jogo grande da noite, os Nuggets foram a Memphis e foi preciso um prolongamento para decidir o vencedor. A vitória sorriu à equipa da casa, com O.J. Mayo a ser decisivo no tempo extra;
- Vitória dos Warriors na recepção aos Kings, que começaram muito mal a época;
- Os Bobcats continuam a provar que conseguem ser pior que os Wizards, desta vez perderam por 33 pontos em L.A. contra os Lakers;

A nível individual, há quem tenha direito a destaque mesmo sem jogar o 4º período:

- Marcar 30 pontos e fazer 4 assistências em 3 períodos é obra. Joe Johnson ajudou a dizimar os Raptors e teve direito a descansar o 4º período;
- Se eu fosse o Deron Williams(que é?) começava a perder a paciência...34 pontos e 7 assistências não chegaram para os Nets ganharem aos Pacers;
- Paul George (há mais destaques individuais, mas os outros perderam todos) estabeleceu um novo máximo de carreira com 24 pontos em 8-11 de lançamentos. A equipa dos Pacers está cheia de gente capaz e vale a pena segui-los com atenção;

O Top 10 de hoje é fraquinho(depois do Blake a afundar no Perkins, estamos condenados), mas vale a pena ver Paul George e D-Will a afundar:


Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget