quarta-feira, 7 de março de 2012

6 Março 2012



6 jogos, com Miami, Lakers, New York e Mavericks à mistura! Calma que não ganharam todos, houve umas surpresas ontem!

- os Hawks ganharam aos Pacers, em Indiana, e somaram a 3ª vitória seguida;
- os Magic....perderam contra os Bobcats que até estiveram a perder por 20 pontos! Dwight deve estar a perder a paciência;
- quando é para jogar a sério (leia-se pós All Star), podem contar com os Celtics. Já são 5 vitórias seguidas, esta contra os Rockets no prolongamento;
- por falar em prolongamento, Kobe marcou o lançamento que levou o jogo entre os Lakers e o Pistons para o tempo-extra. No entanto, a vitória foi para os Pistons;
- os Heat deram um CABAZ aos Nets e ganharam por 30 pontos;
- os Mavericks receberam os Knicks e ganharam. Como qualquer bom conto americano, a Linsanity já se está a esfumar(pode ser que volte nos Playoff);

Vamos ver as estrelas de ontem:

- A dupla de postes dos Lakers, aquela que eles querem mandar embora, esteve sensacional ontem. Bynum 30 pontos, 14 ressaltos, Gasol 20 pontos e 10 ressaltos. Perderam!!

- 27 pontos e 9 ressaltos para Josh Smith em mais uma vitória de Atlanta. É um craque e torna os outros melhores, merece destaque;

- Destaque também para o Maggette, que está de volta e a pobre equipa dos Bobcats agradece. Ontem marcou 30 na reviravolta que deu a vitória sobre Orlando;

- Rodney Stuckey marcou 34 pontos, na vitória sobre os Lakers;

Top? Hoje são só 5....fraquinhaaaas!!! Mas há sempre Lebron e Wade para nos animar:





terça-feira, 6 de março de 2012

Lebron...não lanças?



É Lebron um matador? É nas mãos dele que queremos a bola quando é preciso aquele lançamento que arruma com o jogo? Esta discussão é antiga, mas parece que está de volta e com mais força do que nunca!!

Acontece constantemente na NBA. Não adianta um jogador ser bom, fazer quase um triplo duplo a cada jogo e ser candidato a MVP desde o início da temporada: se não responde ao constantes desafios dos críticos, não presta! Foi uma das coisas que sempre manteve o Jordan motivado, o dizerem que ele não era capaz disto ou daquilo. E está a acontecer o mesmo com o Lebron, com as devidas distâncias!!

“My attitude is that if you push me towards something that you think is a weakness, then I will turn that perceived weakness into a strength.” - Michael Jordan

Depois de não ter assumido o último lançamento no All Star e no jogo contra os Utah, o King deu mais um osso aos críticos para roerem. "Lebrick", "Lechoke" e alcunhas do género voltaram a fazer parte das discussões e dos fóruns, com Skip Bayless e outros críticos a ficarem deliciados com o facto de Lebron ter deixado de lançar e começar a procurar os companheiros de equipa para o lançamento decisivo.

"Throw it to BATMAN(Wade), let Batman take the last shot" Skip Bayless na ESPN


 No All Star, até Carmelo e Kobe confrontaram Lebron depois de ele não ter lançado.


A verdade é que já o vimos a ser decisivo muitas vezes na carreira. Em Cleveland não havia dúvidas que o último lançamento era dele..



Embora seja melhor confiar nele para marcar durante o 4º período todo do que nos últimos segundos, eu continuava a passar-lhe a bola nos momentos de decisão. 

E vocês? Passavam-lhe a bola para o lançamento da vitória? Ou acham, tal como o Skip Bayless, que ele é mais Robin do que Batman?

5 Março 2012



Ora....ontem foram 9!!! Uma ou outra surpresa, mas de resto foi tudo como seria de esperar. Não deixou de ser uma noite de grande basketball, de bons jogos e performances espetaculares, principalmente por parte de alguns Big Men!!

- os Warriors conseguiram, finalmente, uma vitória. Contra os Wizards, a equipa de Monta Ellis contou com um regresso(efémero) de Steph Curry e pelo menos a moral esteve em alta. Vitória fácil, principalmente depois de terem marcado 41 pontos no 1º período;
- Dwight Howard (o resto dos Magic também deu uma ajudita) ganhou aos Raptors com relativa facilidade, só teve de se aplicar um pouco;
- trinta e duas vitórias para os Bulls;
- um Brandon Jennings inspirado deu o mote para a vitória dos Bucks contra os Sixers;
- por falar em inspirado, 39 pontos e 17 ressaltos para Kevin Love e uma vitória sobre os Clippers;
- os Thunder chegaram às 30 vitórias ao vencerem os Dallas. Durant nem precisou de um grande jogo para derrotar os campeões(sim, marcar 22 pontos é pouco....);
- Nene e Gallinari de volta e uma vitória sobre os Kings. Boas notícias para os Nuggets;
- os Blazzers igualaram o registo, 19-19 com uma vitória sobre os deprimentes Hornets;

A nível individual, foi noite em cheio para os homens grandes:

- Kevin Love é realmente um jogador de excepção. 39 pontos, 17 ressaltos e uma excelente vitória sobre os Clippers para Love;
- All Jefferson é um jogador de excepção e ontem deu mais uma prova disso. 25 pontos, 13 ressaltos e 7 assistências para o poste de Utah;
- Dwight Howard não precisa de provar grande coisa, só precisa de ajuda para ser campeão. 36 pontos e 13 ressaltos contra os Raptors;

O Top 10 de hoje tem de tudo, vale a pena ver:



segunda-feira, 5 de março de 2012

Análise



Segunda-feira, 5 de Março, cheira cada vez mais a Playoff, e cada vez mais se solidificam as posições para ver quem tem acesso.

No Este:

Em primeiro continuam os Chicago. A única equipa da NBA que já passou a barreira das 30 vitórias, 31-8. Vao agora com 6 vitórias seguidas, a última frente aos Sixers esta noite.

Logo atrás seguem os Miami que entraram em Março com 9 vitórias seguidas mas perderam o ímpeto e vão com 2 derrotas seguidas, se bem que estão a jogar sem Chris Bosh, de fora por motivos familiares. Perdeu a avó e o funeral foi este sábado. Espera-se que regresse entretanto e com ele as vitórias.

Os Knicks à custa do efeito Linsanity já aparecem em posição de ir ao Playoff. Estão na última posição, mas já estão! Verdade seja dita, com JR Smith e Baron Davis são outra equipa. Melhor, entenda-se!! 

Os Charlotte são a pior equipa da NBA, têm apenas 4 vitórias e 31 derrotas. Seguem com 5 derrotas seguidas. Equipa sem história, sem esperança, sem alma, estão lá só.




No Oeste

Os Oklahoma, 29-8, seguem na liderança do Oeste! São um verdadeiro fenómeno esta equipa de Oklahoma. Cresceram juntos, adquiriram o Perkins, somam e seguem sob da batuta de Durant e Westbrook. 

A meio da tabela do Oeste a novidade para a Liga é o facto de haver duas equipas de Los Angeles a lutar por lugares no Playoff. Clippers, 22-13, estão em 3º lugar e os Lakers logo atrás em 4º, com 23-14.

Os Denver ainda se seguram no último lugar de acesso ao Playoff e esperam sofregamente pelo regresso de Galinari.

Perdidos a baixo da linha de água do Oeste andam equipas bastante interessantes, tais como os Golden State, 14-20. Os Sacramento, 12-25. Portland, 18-19. Entre outras!


Esta época de versão mais compacta lá vai seguindo a passos largos para o final. O ritmo e intensidade vão começar a aumentar e as performances individuais de alto nível vão começar a dar à tona!

Kobe vs Lebron



A meio da semana passada a polémica instalou-se quando Kobe disse que não tinha rivais à altura na NBA. Tinha acabado de marcar 38pts contra os Kings quando fez esta afirmação, e o jogo que se seguia era contra os Miami de Lebron James e Dwyane Wade.

Kobe já leva 16 anos de NBA nas pernas, já toda gente conhece o seu estilo, determinação e capacidade para se motivar contra todas as adversidades. Quando parece não haver motivação ele cria-as, um pouco à semelhança do que Jordan fazia no seu tempo.

Kobe sabia que desde a mudança de Lebron para os Miami, os seus Lakers nunca haviam ganho! Estava 3-0 para os Miami.

O cenário estava montado com o jogo Heat @ Lakers a calhar ao domingo, o que nos Estados Unidos implicava transmissão na televisão de alcance nacional e não por cabo. E o Kobe adora sentir a pressão. O primeiro passo estava dado. O segundo foi dado com o embalo ganho na vitória frente aos Kings, o terceiro foi dado pelo líder dos Lakers. Atirou a acha para a fogueira dizendo que não tem rival à sua altura. Os média disseram: Thank you very much, we’ll write about it Mr. Bryant!

E assim fizeram.



A verdade é que, no que concerne à afirmação do Kobe, os únicos fundamentos que ele pode usar é o número de MVP’s ganhos nas Finais que são 2, enquanto o Wade tem apenas um, e o Lebron nenhum. E o número de Campeonatos ganhos. 5 para o Kobe, 1 para o Wade e Zero para o King without a Ring!!

Mas a verdade é que se analisarmos os números dos embates Lebron vs Kobe a afirmação do Kobe cai por terra, senão vejamos:



Lebron
Kobe
Pontos
27.2
25.1
Assistências
6.7
5.2
Ressaltos
7.1
5.4
Tapas
0.54
0.33
Roubos
1.46
1.25
Vitórias
11
6



Em 17 jogos entre Kobe e Lebron, contando com os dos Cavaliers, Kobe perde em todas as categorias! Mas isto não interessa para o Kobe! Não quer dizer nada porque no final da época o que conta são os números de anéis.

E o que interessava aqui era conseguir elevar o nível de pressão e consequentemente auto-motivar-se. E conseguiu! No duelo desta noite Kobe marcou 33pts, 3ress e 1 ass. Lebron 25pts, 13ress, 7ass.
O Lebron é capaz de ter feito mais, mas o Kobe trouxe a vitória com ele, e só isso que conta para ele e para a história.

Vejamos como vão ser os próximos capítulos desta história. Até pode não ter rival à altura, mas com estas declarações pode muito bem ter dado inicio a uma nova rivalidade.

4 Março 2012




Este não foi um domingo qualquer! Foi um domingo em que a NBA resolveu por 2 jogos grandes a abrir a tarde e não se deu nada mal. Um Knicks @ Celtics seguido dum Heat @ Lakers.

- No Knicks @ Celtics afigurava-se um bom joguinho. E foi! O nosso “Jeremias” anda mais calmo, porém mais jogador de equipa. Jogou contra 4 futuros Hall of Fames (Garnett, Allen, Pierce e Rondo) e o que lhe tocou a defender fez a exibição do ano. Rondo jogou 48minutos e fez um triplo-duplo. 18pts, 20ass, 17ress. Não sei mais que vos diga… Vitória para os Celtics sacada a ferros no prolongamento. Pierce esteve sensacional.

- Mas o jogo dos Celtics era só primeiro de 8 jogos. E o seguinte era só a ida de Lebron à toca do lobo do Kobe e companhia. Kobe que na antevisão ao jogo tinha dito à imprensa que não existe actualmente adversário à altura dele. Foi um jogo muito intenso, e o Kobe mostrou todo o seu arsenal. No 4º período este quase infalível.
Wade foi expulso com 6 faltas tornou a tarefa difícil para os Heat. Se há muitos analistas a perguntar se alguém consegue bater os Heat 4 vezes, antecipando os duelos no Playoff!! 4 vezes não sei, mas já têm sido algumas a bater pelo menos uma vez.
Kobe – 33pts com 60% percentagem de lançamentos de campo!!

- No Canada esperava-se mais uma derrota para a equipa da casa. Recebiam os Warriors que tinham ganham nas ultimas 5 vezes que se tinham cruzado. Os Golden State ainda acabaram a 1ª parte na frente, mas a segunda parte foi dos Raptors. DeRozan com 25pts e James Johnson com um duplo duplo 12pts, 12 ress foram os catalisadores da vitória.

- Os Nets foram jogar contra os “bombos da festa” da NBA, os Bobcats. Não é o jogo de eleição para ninguém, mas acabou por ser o jogo da noite. Deron William esteve endiabrado e acabou o jogo com 57 pts. Isso mesmo, 57!! Recorde pessoal e recorde de pontos este ano. E os Nets venceram, ora pois.

- Bulls @ Sixers também se esperava um bom jogo. E bateu certo! Os Sixers dominaram a primeira toda. Mas na segunda parte os Bulls liderados por Rose, sempre Rose, conseguiram passar para a frente e nunca mais deixaram fugir a vantagem.  Destaque para os 18 ressaltos ofensivos conquistados pela equipa de Philadelphia. Foi o grande motivo para o jogo ter sido tão renhido.

- Os Clippers foram ao Texas mostrar um Alley Oop ou outro aos Rockets. Segundo jogo da noite a precisar de prolongamento para se apurar o vencedor. E acabou por cair para a equipa visitante. Chris Paul foi a grande figura com 28pts e 10 ass.

- Kings de visita ao Arizona para defrontar os Suns. Conseguiram surpreender a equipa da casa, no entanto na segunda parte Nash e companhia mostraram-se mais consistentes e conseguiram a 3 vitória consecutiva.

- A fechar a noite Nuggets @ Spurs. Ainda sem Galinari e sem Rudy Fernandez os Denver encontrarm força e soluções para vencer os Spurs, que até já contavam com Ginobili. Ty Lawson com 22pts e 11ass foi a força motriz dos visitantes.


Quanto ao Top 10, nada de muito transcendente. Mas a primeira jogada do dia é do Monta Elis e não é nada má.. mesmo nada! Também há Lebron, JR Smith e Iguodala…


sábado, 3 de março de 2012

2 Março 2012



Estão de volta as noitadas com muitos e grandes jogos!! Ontem foram 11, com Miami, Chicago, Clippers e os campeões Dallas de volta à acção!!

-21ª vitória para Grizzlies e Hawks! Sem alguns jogadores importantes esta época, têm conseguido manter-se na corrida pelos melhores lugares de acesso ao Playoff;
- Os Celtics estão, finalmente, com um registo positivo. Conseguiram a 3ª vitória seguida, sobre os Nets, num jogo onde a equipa esteve muito bem;
- Os Bulls ultrapassaram os Cavs (sem Irving) e chegaram às 30 vitórias. Luol Deng foi o marcador de serviço;
- Os Nuggets estão perto de poder contar novamente com o Gallinari. Entretanto, Ty Lawson dá conta do recado. Ontem ganharam em Houston com um grande jogo do base;
- No jogo simbólico da noite, os Sixers ganharam aos Warriors. Lou Williams foi, uma vez mais, o marcador de pontos da equipa. Ficou longe dos 100 de Wilt Chamberlain, mas foi o suficiente para ganhar;
- Surpresa em Utah, com os da casa a vencerem os Heat. Na última jogada, Lebron não assumiu a decisão e Udonis Haslem falhou o lançamento da vitória;
- O homem da máscara de plástico voltou a atacar. Desta vez foram 38 pontos e uma vitória sobre os Kings(Queens?);
- Os Suns parecem querer recuperar algum terreno perdido e os Clippers não jogaram o suficiente para derrotar o veterano Steve Nash. Vitória para os Suns;
 
Os craques da noite:

- Apesar da derrota e de passar o último lançamento, Lebron fez 35 pontos, 10 ressaltos e 6 assistências. MVP? é o que me parece!!
- Kobe parece estar a gostar da máscara! 38 pontos ontem, 8 ressaltos e vitória para os Lakers. E que gozo lhe dá ganhar aos Kings;
- 34 pontos e 9 assistências para Jennings numa derrota. Com ele e Bogut em condições, os Bucks podiam aspirar a algo mais esta época;

Apesar de terem jogado Lebron, Griffin e companhia, o TOP de hoje podia ser bem melhor:


sexta-feira, 2 de março de 2012

Clássico Desta Noite


Nos Playoff de 2002 os Lakers estavam imparáveis e já tinham deixado os Spurs e os Blazzers para trás. Os Kings por sua vez tinham derrotado os Jazz e os Mavericks. Cruzavam-se agora Kings eLakers para jogar a final de conferência do Oeste à melhor de 7 jogos!

Os Kings tinham a equipa mais forte de sempre e estarem na final de conferência era o mais longe que já haviam conseguido. Estavam a um passo das finais. Outro factor que tornava este embate frente aos Lakers ainda maior era: Vlade Divac. Divac foi trocado para os Hornets em ’96 por um rookie, um tal de Kobe Bryant! Vlade nunca escondeu o quanto lhe havia custado ser “rejeitado” pela equipa de LA.

E em 2002, 6 anos volvidos, os destinos de Vlade e Lakers voltavam-se a cruzar.

Os Lakers tinham a dupla mais temível dos últimos anos: Shaq e Kobe. Tinham ainda um outro jogador que quando chega a fase dos Playoff ficava gigantesco: Robert Horry!!

Os primeiros dois jogos ficaram dividos com uma vitória para cada lado. O jogo 3 foi na casa dos Lakers, mas o jogo correu de feição para os Kings. Estiveram a ganhar por 27pts e nunca se viram a perder durante o encontro todo. Webber e Bibby juntos marcaram 50pts.

Jogo 4, os Kings mantiveram a toada e marcaram 40 pts no 1º período. No 2º período o jogo chegou a estar por 24, mas chegou ao intervalo por 14, menos mal. Os Lakers começaram a ver a vida a andar para trás, e se deixassem os kings ganhar, ficava 3-1. Ou seja, os kings ficavam a apenas uma vitória de eliminarem os Lakers e irem às Finais.

A segunda parte foi dos Lakers. Kobe e Shaq levaram a equipa às costas e na última posse de bola o jogo estava por 2 pontos. Os Lakers perdiam, faltavam 10 segundos, Kobe falhou o primeiro lançamento, Shaq ganhou o ressalto e falhou o lançamento, a bola sobrou para quem? Robert Horry de 3!! E os Lakers ganharam… Estava tudo empatado outra vez em jogos. 2-2.


No jogo 5 viveu-se outro jogo de emoções. Os Kings tinham claramente o orgulho ferido, tinham deixado fugir uma vantagem de 24 pontos no último jogo. E agora jogavam em casa, não podiam defraudar os fãs. A 10 segundos do fim Sacramento perdia por um. Jogada de reposição de bola, Bibby recebe, atira de 2, marca e sentencia o jogo.
Era a vitória mais importante da história dos Kings, estavam a um jogo de irem às finais da NBA.

Jogo 6, e estávamos de volta a Los Angeles! 3-2 para os Kings. O’neal marcou 41pts e apanhou 17 ress. Num jogo ficaria marcado na história negra da NBA, com suspeitas de corrupção. Os Lakers tiveram direito a 30lances livres, 27 no quarto período? Os postes de Sacramento, Divac, Webber, Funderburke e Pollard, juntos fizeram 20 faltas. Kobe cotovelou Bibby e nada foi marado. No final do jogo, um colunista do Washington Post escreveu: “Eu apontei no meu caderno 6 faltas que eram claramente incorrectas, todas contra Sacramento, todas no 4º período, onde os Lakers marcaram apenas 5 cestos e sofreram 21 faltas que os seguraram na corrida para o campeonato”!
Em 2008, quando o árbitro Tim Donaghy foi preso por corrupção, e confessou que este foi um dos jogos em causa!!!
(Desculpem lá ter estragado um bocado a festa!)

Adiante, jogo 7!! Jogo equilibradíssimo com 16 empates e 19 mudanças de liderança ao longo do encontro. Bibby foi a lances livres no último lance do jogo com os Kings a perder por 2, converteu ambos. Prolongamento!
Bibby acabou o jogo com 29 pts, Webber com 20pts, 11 ress e 8 ass mas não foram suficientes. Os Lakers foram superiores e superaram a equipa de Sacramento e avançaram para as Finais.


Desde 2002 os jogos entre Lakers e Kings costumam ser quentinhos! E é mais do que conhecida a frase do Shaq “We’re not worried with the Sacramento Queens!!”


Vejam esta noite o jogo. Derek Fisher e Kobe ainda jogam nos Lakers e têm bem presentes a história, embora os adversários sejam outros, a equipa é a mesma.

1 Março 2012

Apenas 8 equipas em acção nesta quinta feira, mas 8 boas equipas, e por isso resultou em bons jogos. Os OKC vão com 7 vitórias seguidas. Os Miami vão com 9!!



- A noite começou com Oklahoma a visitar os Magic. Durant tinha ainda bem presente os 36pts e o consequente MVP do All Star que havia ganho neste mesmo pavilhão no fim de semana passado. Isto pode ter servido de mote para uma grande exibição. Marcou 38 desta vez, 18 no ultimo período, e conseguiu trazer a equipa duma desvantagem de 14 pontos para uma vitória por 3.

- Os Suns receberam os Wolves e venceram. Grant Hill fez o melhor jogo da época, marcou 20pts e Steve Nash com 17 ass tamb´´em contribuiu um bocadinho.

- Os Clippers foram até Sacramento e ultrapassaram os Kings. Os Kings começam a fazer umas exibições interessants, mas os Clippers têm mais qualidade e mais plantel. Chris paul 22pts 9 ass.

- Miami estão cada vez mais sólidos. Lebron 38pts, Wade 33pts, foram os números na vitória fora de portas contra os Blazzers.

O top 10 conta com Lebron, Blake e os outros!

quinta-feira, 1 de março de 2012

29 Fevereiro 2012

Quarta Feira com uma dúzia de jogos na NBA sem grandes surpresas nos resultados. Os Spurs sofreram a 2ª derrota em casa desde o começo da época, mas foi contra os Bulls, tão desculpados. E os Dallas campeões perderam contra os Memphis, de resto foi Lin, Rondo e pouco mais.



Vamos lá à analise mais pormenorizada da jornada:

- os OKC foram a Philadelphia vencer os Sixers. Num jogo longe de ter sido fácil para os OKC, mas são neste tipo de jogos que se nota que estão a crescer como equipa. O Durant começa a estar bom de mais, se é que é possível.

- os Orlando, ainda com Dwight Howard, foram à capital buscar uma vitória frente aos Wizards. 14pts, 12 ress, 5 TAPAS?? Um bom jogo de equipa por parte dos Magic,dos 9 jogadores utilizados, 7 marcou mais de 10 pts. No lado de Washington John Wall 33pts, 4 ass.

- Bucks @ Celtics, vitória para a turma de Boston, como era de esperar, isto com os 4 a jogar: Ray Allen, Garnett, Pierce, Rondo, o último fez um triplo duplo: 15pts, 11ress, 10ass.

- O nosso Jeremy lá fez 19pts e 13 ass que ajudaram os Knicks a superar os Cavs. Os Knicks tiveram que se aplicar e recuperar de uma desvantagem.

- Os rapazes de Golden State foram sacar uma boa vitória na casa dos Hawks que já tinham o Joe Johnson de volta. Monta Elis com 24pts e destaque para o Dominic McGuire (Quem??) ganhou 11 ressaltos na 1ªparte, 15 no final do jogo.

- Os Detroit ganharam aos Bobcats, 29pts do Stuckey e 20 ress do Greg Monroe. Os Dallas, sem Dirk com dores nas costas, perderam contra aos Memphis. Gasol 22pts, 11ress, 5ass. E a equipa do Canadá veio a New Orleans ganhar aos Hornets, num jogo com mais cadeiras vazias do que uma aula de Matemática às 8h da manha.

- O actual MVP não sabe jogar mal e marcou 29pts frente aos Spurs. O melhor marcador dos Spurs saiu do banco para marcar 21, Gary Neal! Os Spurs sofreram assim a 2ª derrota caseira desta época.

- Os Denver, sem Galinari, venceram os Blazzers. O jogo de equipa continua a ser o segredo para a equipa de George Karl. Ty Lawson com 18pts e 9ass.

- Os Jazz sem Milsap, lesionado, foram conseguiram segurar uma boa vitória frente aos difíceis Rockets. Devin Harris com 19 pontinhos, não está mau. Mas o Cj Miles foi a estrela da noite com 27pts.

- Os Wolves foram a LA visitar o Homem da Mascara de … plástico?! Mesmo condicionado Kobe marcou 31pts, 8ass e 7ress.



E agora o Top 10 da noite. Jeremy Evans voltou com outro fulgor depois de ter ganho o concurso de afundanços, o Jrue Holiday fez uma brincadeira ao Westbrook e o Rubio…mais uma cueca!


Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget