O Comissionário da NBA, David Stern, esteve presente no programa de rádio "
The Jim Rome Show". Quando o apresentador lhe perguntou se os resultados do Draft deste ano tinham sido legais, Stern não gostou e respondeu: "
Diz-me uma coisa Jim, e tu? Já paraste de bater na tua mulher?"
Vamos lá contextualizar o episódio. Os New Orleans Hornets estiveram à venda grande parte da época, ou seja, estiveram debaixo da tutela da Liga. Embora a equipa já tenha sido vendida, ainda pertence à NBA porque a venda só vai ser oficializada esta semana quando o Tom Benson passar os
338 Milhões de Doláres para os cofres da liga.
Quando há menos de mês, na noite do sorteio do Draft, os Hornets conquistaram a primeira posição embora tendo menos probabilidades em relação aos Charlotte Bobcats e aos Washington Wizards criou-se ali um clima de suspeição. Como seria natural! No fundo era a única equipa presente no sorteio pertencente à liga e a única a ganhar...
Ontem, quarta-feira 13 de Junho, Stern esteve presente no "The Jim Rome Show". O apresentador é já uma velha cara conhecida nestas andanças, tendo já feito parte dos quadros da ESPN e da ABC.
Jim começou ao ataque e encostou Stern à parede:
Jim - Como sabe, os New Orleans ganharam o sorteio do Draft, o que, como é óbvio, suscitou uma onda de especulação de se calhar foi tudo "arranjado". Eu sei que o David gosta tanto de uma teoria da conspiração como qualquer pessoa - O sorteio foi "arranjado"?
David Stern - Hmm, sabes, tenho duas respostas para essa pergunta. Começo pela mais fácil, Não! e a outra é uma declaração: Devias ter vergonha por ter perguntado isso. (PAUSA) Diz-me uma coisa Jim, e tu? Já paraste de bater na tua mulher?
Jim - Bem, eu não acho que isso seja justo. Não sei mesmo se isso é justo.
|
Jim Rome |
A conversa continuou, obviamente, e sempre neste ritmo quentinho. Mas enganem-se se estão a pensar que o comissionário da NBA foi ordinário com a sua resposta. Ele foi de facto inteligentissimo.
O Jim é realmente casado e tem dois filhos, segundo a informação no seu site, mas nunca bateu na mulher. A intenção do David Stern foi fazer um velho jogo de lógica que encurrala de qualquer das maneiras o seu opositor.
Se responde "Sim" incrimina-se porque, "Sim, parei de bater". Ou seja, antigamente batia. Se por sua vez responde "Não"
, Não, ainda não parei. Logo, ainda bate na mulher.
Stern quis mostrar o quão injusta era a pergunta/provocação do apresentador. Porque mesmo sendo uma pergunta ingénua, e considerando até o facto de que o apresentador até nem corroboraria daquela opinião o certo é que tornando-a pública, torna-a "real"!
Stern não teria como responder sem que deixasse no ar a ideia de que "Este sorteio não foi "arranjado" no entanto os anteriores......
Em sua defesa Stern acrecentou ainda, "
Se os Bobcats tivessem ganho toda gente iria dizer: Lá está o Stern a ajudar o amigo Michael Jordan. Se os Brooklyn Nets tivessem ganho toda gente diria: Lá está o Stern a dar o empurrãozinho à equipa da moda." E no fundo tem a sua razão.
NBA, onde o comissionário é mais inteligente do que qualquer pessoa havia pensado. E ainda, NBA, onde jogos de lógicas invertidas/retóricas são utilizadas.