Há 3 anos LeBron James juntou-se aos Heat e passou a ser um dos pupilos de Erik Spoelstra. Era questionável quem estaria à época debaixo de maior pressão, se o Chosen One, se o Coach One. LeBron acabava de tomar a "Decision" que incendiou a NBA, Spoelstra recebia o futuro MVP de braços abertos com esperança de conseguir domar a fera.
Spoesltra nunca quis criar um laço de amizade com LeBron. A abordagem do treinador com o jogador nunca foi serena, chegando a ser notório em campo o mau estar entre ambos.
Alturas houve em que se pôs em causa a figura do Presidente dos Heat Pat Riley. Estaria na altura de Riley ir ao balneário puxar dos galões, ele que já foi treinador campeão na liga, e mostrar a fórmula do sucesso a Spoelstra? O Coach Spo aguentou-se à bronca e hoje em dia já ninguém duvida do seu valor após 3 presenças consecutivas nas Finais da NBA e dois anéis de campeão.
"LeBron sabe que agora tem um treinador de elite a treiná-lo e talvez o cenário não fosse o mesmo quando ele chegou lá." disse uma fonte próxima ligada aos Heat. LeBron colocou Spoesltra no mapa, mas Spoelstra tornou LeBron campeão.
Como diria o 4 vezes campeão da NBA Gregg Popovich treinador dos Spurs, "Esta é uma liga de jogadores. É importante que o treinador assegure que os jogadores acreditam 100% que esta liga é sobre eles. É um privilégio treinar estes miúdos. E ainda nos pagam bem."
James encontra-se no último ano de contracto e o Coach Spo quis deixar bem claro que se é estabilidade que o King quer, vai tê-la em South Beach. O treinador dos Heat renovou por mais 4 temporadas. Ainda antes da bola começar a rolar Spoelstra foi o primeiro a dizer "I do". O desfecho desta época pode ser determinante, mas permanecerá LeBron em Miami em 2014-15?