quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Larga a bola Carmelo



Se perguntarem a Carmelo Anthony que tipo de super estrela ele é na NBA, responder-nos-á: "Sou o mais subvalorizado da liga". Talvez. Particularmente surgem-me outros nomes à cabeça mas ok. Carmelo é sim, um dos jogadores que maior relação amor-ódio cria no seio dos fãs. Tem um potencial ofensivo impar, contudo aliado a uma ineptitude de fazer fluir um ataque organizado.

São os dados da NBA que nos dizem isso. Os New York Knicks foram a equipa que menos fez a bola rodar na temporada passada e com a agravante: 3ª equipa com menos assistências.

O treinador dos Knicks da época passada, Mike Woodson, não se pode emiscuir da responsabilidade destes numeros, ninguém o nega, mas quem asssiste aos jogos do Carmelo Anthony também não estranhará estes dados. O Melo é um ball hogger. Com ele a bola não roda. Jab step, Jab Step, Shoot. Para os mais esquecidos, recordo-vos o jogo na época passada, frente aos Bobcats, onde marcou 62 pontos e ZERO assistências.

"É precisamente nesse aspecto que o Carmelo vai evoluir esta época. A bola não pode parar. A bola tem que estar constantemente a ser movimentada." disse Phil Jackson, o novo Presidente dos Knicks, pouco tempo após ter assumido o cargo.

O Zen Master levou os Chicago Bulls à conquista de 6 títulos, e os Lakers a 5. Celebrizou o sistema táctico do triângulo, com a ajuda de Tex Winter, para muitos o grande impulsionador do sistema.

Derek Fisher - Phil Jackson
Na temporada passada 58% dos cestos marcados foram através de assistências. Ou seja, alguém criou o cesto para outra pessoa. Mas as assistências estão mais presentes nuns jogadores do que noutros, como é óbvio. Por exemplo o Kyle Korver marcou 95% dos seus pontos através de assistência. Ou seja, digamos que o Korver não consegue criar um cesto para ele.

Como paralelismo Chris Paul marcou 22% dos seus cestos através de assistência. Por outras palavras, Chris Paul tende a criar o seu próprio cesto enquanto o Kyle Korver assenta o seu jogo no registo de Recebe-e-lança. Quem conhece os jogadores consegue visualizar os estilos.

As estatísticas referentes aos cestos sem assistências demonstram quais as equipas com melhor jogo de equipa. Facilita-nos também a apurar onde estão os jogadores que mais cestos criam para si próprios. Esse atributo permite distanciar uma super estrela dos jogadores comuns. Um jogador capaz de criar o seu próprio cesto é, em teoria, um jogador mais valioso.

O Top 5 dos jogadores que mais cestos convertem sem assistência

1- Steph Curry
2- Carmelo Anthony
3- Kevin Durant
4- LeBron James
5- John Wall

Os cestos sem assistência são sem dúvida indicadores da dominância ofensiva de um determinado jogador. Mas em termos de basket, essa estatística não nos conta a história toda. As assistências como estatística contam-nos muito mais.

Phil Jackson e Derek Fisher terão que encontrar a dose certa de jogo com e sem assistência para Carmelo Anthony e os Knicks. Ninguém dúvida de Phil Jackson, duvidamos todos sim é de Anthony. Será ele capaz de se adaptar a um triângulo ofensivo como sistema de jogo? Bem, o Kobe e o Jordan conseguiram. 

Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget