segunda-feira, 21 de julho de 2014

Baixar salário? Absolutamente ridiculo


A Free Agency não tem deixado ninguém indiferente com nomes sonantes a trocarem de equipas. Tomemos como exemplo o maior nome de todos, LeBron James, que deixou Miami por Cleveland. Pois bem, na penumbra desse nomes, e mesmo antes de LeBron ter assinado pelos Cavs, outro jogador com muito menos peso na NBA tinha deixado a equipa da sua terra natal.

O atirador Channing Frye deixou os seus Phoenix Suns para trás e abraçou uns belos 32 Milhões (dólares) por 4 anos ao serviço dos Orlando Magic. A oferta dos Magic é razoável para um atirador, de 2.11m, que obriga os postes adversários a terem que vir cá para fora defende-lo, logo liberta mais espaço para as penetrações dos bases e extremos. Era isso que os Magic queriam. E agora têm.

Para trás ficou a terra natal. Cresceu em Phoenix, estudou na Universidade do Arizona, em 2005 entra para a NBA (Knicks), mas só em 2009 torna o sonho realidade e é contratado pelos Phoenix Suns. 

No Verão de 2012 foi detectada uma anomalia no coração de Channing Frye quando fazia os exames protocolares de inicio de época. Foi obrigado a parar e a sua carreira chegou a estar em risco. Devido à sua paixão pelo jogo aceitou o convite de comentador local dos Phoenix Suns durante o interregno. Mais tarde havia de regressar ao campo, tornando-se um jogador mais influente do que anteriormente. 

Tudo isto torna Channing Frye intimamente ligado aos Phoenix Suns mas quando os Orlando Magic abanaram com um cheque de 32 Milhões, a cabeça decidiu, não o coração.

"A pergunta que eu faço sempre é "aceitavas um desconto pela tua equipa (da cidade natal)?", questionou Frye. "As pessoas que respondem sim são absolutamente ridículas. Vamos dizer que o mercado avalia-te em 10 Milhões e tu aceitas os 5 da casa. No dia seguinte és trocado, e aí pensas "Porra, porquê que não aceitei os 10?".

Frye continua, "Pensem nisso, a nossa carreira é bastante curta. Por que não ir para um outro lugar onde te vão dar valor e podes fazer parte do futuro da equipa? As pessoas dizem-me "Aceita a redução de salário (dos Suns)", Porquê? Eu tenho 31 anos. Porquê que eu faria uma coisa dessas? Eu não estou a pedir 15 Milhões por ano. Eu não sou doido. O mercado é que dita as regras e eu aceitei o melhor negócio."

A verdade é que os Suns não fizeram nenhuma contraproposta, e viu-se obrigado a deixar uns Suns claramente em crescendo para rumar à Florida, nuns Magic em fase de reconstrução. E aquando da pergunta se estava magoado pelos Suns não terem feito uma contraproposta, respondeu:

"Estou. Um bocado. Mas sabem que mais? Eu não tenho que concordar com tudo que eles fazem (Direcção dos Suns), e eu também não sei de tudo que se passa nos bastidores. Eu adoro o pessoal com quem joguei. Eu adoro o Jeff (Hornacek, treinador) e adoro a equipa técnica."

A decisão de Channing Frye é mais do que aceitável. Ele que ganhou 35 Milhões no decurso dos últimos 9 anos, vai agora receber quase o mesmo (32) por 4.

Estamos numa era em que os General Managers olham para estes jogadores "secundários" como bens, como possíveis trocas, como activos, não vejo qual o mal dos jogadores, sejam eles LeBron James ou um Channing Frye, rumarem à cidade natal, ou o inverso, porque lhes é financeiramente mais apelativo. 

Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget