sexta-feira, 4 de julho de 2014

Free Agency - Pagas tu ou saio eu?



Muito se passou desde a nossa última publicação no #passaecorta. Os Spurs foram campeões após cilindrarem uns Heat apáticos. Ganhou a melhor equipa, e agora baterias apontadas à próxima época. Fica um Draft no retrovisor (o melhor dos últimos 20 anos? tempo dirá) e a Free Agency à nossa frente.

Esta #Free Agency tem as condicionantes todas para ser interessante. Os crónicos Lakers e Celtics em remodelação, reconstrução, e mais coisas que tais. LeBron, Wade, Bosh, Love, Carmelo, entre outros, à solta como jogadores livres à procura da melhor solução, financeira e desportiva. 

Cada caso é um caso no que toca a jogadores, cada equipa tem as suas aspirações e limitações. 

Comecemos pelo inevitável LeBron James. Através de um comunicado do agente, LeBron mostrou-se disponível para a Free Agency, quase 2 semanas antes do inicio da Free Agency - 1 de Julho. A opinião geral é a de que com essa posição, James quis mostrar aos Miami Heat, directamente ao Pat Riley, presidente, que ele quer estar rodeado de uma melhor equipa, e quer, no mínimo, sentir que os Miami estão a lutar por isso. Terem selecionado o Nappier no Draft foi o primeiro passo. 

É notícia hoje que o agente de LeBron James vai-se reunir com os Cleveland Cavaliers. Equipa que o recrutou para a liga em 2003, de onde ele é natural, e também a equipa que ele deixou ficar na mão ao não renovar contracto em 2010.

A reunião pode ficar eternamente por isso mesmo: uma reunião. Mas LeBron está disposto a ouvir o que as outras equipas têm para oferecer. Wade e Bosh, companheiros de LeBron nos Heat, sentem-se por isso, no mesmo direito, e podem também eles, começar a ouvir propostas de outras equipas (se já não estão.) Caso aconteça (ou esteja a acontecer), há uma avalanche em acção e o caso fico escuro para os Heat.

O Carmelo Anthony é um Wild Card. Foi o melhor marcador da época passada, joga pelos New York Knicks, ou seja, num big market, na sua cidade de eleição, onde fez a faculdade. É o rosto dos Knicks. Mas é o rosto de uns Knicks que nem aos Playoff chegaram na época passada.  

É inegável o valor ofensivo de Carmelo, porém o defensivo pode ser questionado. Em 9 épocas na NBA esta é a primeira em que a equipa onde joga não se qualifica para o Playoff. Será Carmelo um George Gervin? (9épocas na NBA ao serviço dos Spurs, 3 vezes melhor marcador da NBA, zero presenças em Finais).

Carmelo é um jogador livre este Verão, mas parece ainda ter um pé e a cabeça nos Knicks. Os Lakers ofereceram-lhe 96 Milhões (dólares) por 4 anos, os Knicks responderam no dia seguinte com o máximo que podiam oferecer: 125 Milhões por 5 épocas. 

O Presidente dos Knicks é Phil Jakcson, treinador que levou Michael Jordan a ganhar 6 campeonatos, e os Lakers de Kobe mais 5. Phil Jackson tem peso na decisão de Melo. Peso positivo. Contudo o novato Derek Fisher como treinador, pode contrabalançar a decisão. Estará Melo disposto a uma primeira época de testes? Ninguém sabe o real valor de Fisher como treinador. 

Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget