domingo, 22 de abril de 2012

9 Dedos e meio de puro talento! Green.



Pode-se falar em New Jersey Nets pós Gerald Green? Pode-se, mas prefiro falar na liga antes e depois do Gerald Green. Foi um dos nomes do ano! Chegou, afundou e venceu...mas não só. Há muita história por detrás dos highlights.

Green foi um dos últimos jogadores a saltar directamente do High School para a NBA antes da regra ter mudado e obrigar os jogadores a fazerem pelos menos um ano de universidade e/ou atingirem os 19 anos de idade.

Green foi incluido pelos analistas na chamada "Era Dourada" dos talentos que vai desde '95 até '05! Juntamente com ele estavam nomes como Vince Carter, Kobe Bryant, Tracy McGrady, Lebron James, Kevin Garnett. Quando o próprio Kobe o viu jogar disse "Este miudo tem talento a mais!"

Entrou na NBA em 2005, foi a 18ª escolha do Draft e caiu nos Boston Celtics. "Ele já devia ter sido All Star se me tivesse dado ouvidos há uns aninhos atrás." disse há pouco o tempo o seu ex-treinador, Doc Rivers.

Green não teve muito tempo de jogo no ano de estreia na liga pelos Celtics. O próprio admite que podia e devia ter dado mais. "Eu confesso, naquela altura eu não era um estudioso do jogo. Só queria jogar e nesta liga temos que aprender mais sobre o jogo. São todos mais rápidos e mais inteligentes."

O atleticismo de Green é uma marca indelével do seu estilo de jogo e em 2007 isso ficou bem patente quando ganhou o concurso de afundanços na NBA. Lembram-se de um doido que apagou uma vela num Cupcake pousado no aro não se lembram??

No final da época os Celtics tiveram que se fazer à vida, porque ficar de fora dos Playoff não é para eles. Juntaram o diamante por lapidar ao Al Jefferson e ao Sebastian Telfair e trocaram os três pelo Garnett. Começava a era dos Big Three em Boston. Perdia-se Gerald Green, ainda mais, na liga.



Entre 2008 e 2009 Green passou por três equipas: Minnesota, Houston e Dallas. E dois anos foram o bastante para que o rótulo de jogador talentoso que afinal não passa só disso lhe ficasse colado. "Quando vemos o Gerald, é aquele género de miudo que pensamos, Woow, Este miudo é mesmo talentoso. Ele lança. Ele afunda. Ele salta." disse o Master Zen, Phill Jackson, "...mas o problema é que ele não sabe qual é o papel dele. Ele não se consegue encaixar. Ele não sabe qual é o trabalho que lhe é exigido no seio da equipa."

E a partir daqui pensou-se e esperava-se que seria o verdadeiro downhill da carreira dele. Em Dezembro de 2009 assinou contrato com os Russos do Lokomotiv-Kuban. E assim o grande talento foi parar ao regime duro da Russia, a julgar pelas palavras dele "Siberia was just a pain in the ass!".

Em Outubro de 2011 não havia NBA nem para ele nem para ninguém e então a saga estrangeira teve um segundo capitulo. China aqui vamos nós. Assinou contracto com os Foshan Dralions (JURO QUE É MESMO ASSIM O NOME DA EQUIPA) e em Dezembro de 2011 foi dispensado. Isso mesmo, na China durou 2 mesitos, mais coisa menos coisa.

E na NBA já ninguém se lembrava dele mas 3 dias após o começo da época, dia 28 de Dezembro, Green assina pelos Los Angeles D-Fenders da D-League.

Com média de 19.1 pts e 46% de percentagem de triplo, Green começava a apresentar alguns argumentos como um jogador sólido. Em Fevereiro, imbuído pelo efeito Linsanity, quem sabe, Green começou a dar nas vistas. Dia 19, contra os Austin Toros marcou 30pts, 7ress, 4ass (6triplos). No fim de semana seguinte, era fim de semana de All Star e Green foi a estrela das estrelas com 28pts. Ganhou o MVP.

Os Nets com MarShon Brooks lesionado não hesitaram e ofereceram um contracto de 10 dias ao já esquecido Gerald Green. Numa entrevista, visivelmente emocionado Green disse enquanto apontava para o logo da NBA nas meias que tinha calçadas "Eu nunca pensei que iria voltar à NBA. Eu sabia que não ia parar de tentar. Pensei que tinha desperdiçado a minha hipotese. Eu tive direito a uma segunda oportunidade. Eu não tenho palavras para descrever o quão bom é poder voltar a usar estas meias."



Green tem actualmente média de 13.2 pts, 1.1ass e 3.3ress. É já uma das caras dos Nets depois dos afundanços que tem feito. Principalmente contra os Celtics e Rockets. As duas equipas que mais lhe marcaram. Os Celtics pelo que já acima referi e os Rockets pela média de 4 minutos em campo que lhe proporcionaram quando ele lá jogou. Correu mal!! Primeiro jogo contra os Rockets e ao serviço dos Nets, Green marcou 26pts e fez possivelmente o afundanço do ano!!


Curiosidade:



Quando era miudo o Gerald Green perdeu parte dum dedo da mão direita (reparem na foto acima) o que lhe impede de agarrar a bola. No verão seguinte Green fechou-se no ginásio a tentar melhorar a capacidade de salto. "O dedo não podia servir de desculpa." dizia ele. Por isso se alguma vez se perguntaram porque que ele salta mais do que os outros todos há duas hipoteses de resposta: A - Aquele verão deu mesmo resultado. B - Fica mais leve sem o dedo.

Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget