segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Uma equipa de Brancos chateia muita gente!



Os Minnesota Timberwolves são a equipa mais branca das últimas duas décadas. Correcção: Os Minnesota Timberwolves são a equipa com mais jogadores brancos das últimas duas décadas e já há queixas.

Quando Dante Cunningham, jogador dos Wolves, se apresentou ao trabalho este Outono reparou que esta equipa tinha algo de diferente. Em entrevista ao Star Tribune: "Dia 1, estávamos no elevador até que levantei a cabeça.", disse Cunningham. "...e pensei: Onde é que está toda gente?" Sendo que por "toda gente" ele refere-se aos jogadores negros, tal como ele.

Cunningham é um dos 5 jogadores de raça negra num plantel composto por 15. Os Minnesota contrariam as estatísticas da NBA que mostram a supremacia de jogadores de raça negra. Não há uma equipa tão branca desde os Boston Celtics dos anos 80.

Os activistas dos direitos civis americanos já se pronunciaram. Tyrone Terrell, presidente da St. Paul/Afro-Americans, emprestou a voz e o rosto à critica. "Como é possível termos uma equipa que se assemelha aos Lakers de 1955?" pergunta Terrell. "Acho sinceramente que é estratégia. Nada é fruto do acaso."

Tyrone Terrell é um entre muitos defensores dos direitos civis da raça negra nos Estados Unidos da América que acusam os Wolves de seleccionarem os seus atletas atendendo ao tipo de público. Um público maioritariamente branco comprará mais bilhetes a uma equipa composta maioritariamente por brancos.

"Isso é patentemente falso.", defende David Kahn. Kahn é um dos executivos dos Minnesota Timberwolves que refuta a tese de Tyrone Terrell. Recusam-se a olhar para uma equipa de brancos mas sim para uma equipa que irá começar a época com jogadores vindos da Rússia  Montenegro, Espanha e Porto Rico. Contam ainda com Kevin Love, o melhor jogador branco nascido nos EUA. "Uma espécie em vias de extinção nesta liga - desde os tempos do John Stockton." disse Kahn.


Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget