sábado, 12 de julho de 2014

LeBron James decidiu, e agora?



Depois do terramoto que a notícia do regresso a Cleveland de LeBron causou, vem a serenidade. A poeira assenta e passa a ser possível analisar com mais discernimento no que a NBA se vai tornar na próxima(s) temporada.

Os Cavs conseguiram trazer o melhor jogador do planeta para casa e agora os 4 anos em que LeBron esteve fora afinal não parecem assim tão maus. Em 3 dos 4 anos os Cavs conseguiram ficar com a pick n1 do Draft e sacaram Kyrie, Bennett e Wiggins.

O mal amado LeBron James parece ter para sempre o rótulo de traidor, fazendo-se crer que é único jogador que trocou de equipa em busca de títulos, sendo no fundo ele, um entre muitos que fizeram o mesmo.

Charles Barkley fez o mesmo quando se juntou a Olajuwon e Drexler em Houston. Pippen fez o mesmo quando se junta aos mesmos Rockets. Karl Malone e Gary Payton fizeram o mesmo quando se juntaram a Kobe e Shaq nos Lakers. Oscar Roberston (MVP em '64) só ganha o título de campeão quando se junta a Kareem Abdul Jabar nos Milwaukee. etc

Depois vieram as Finais contra Dallas, já ao serviço dos Miami Heat, e LeBron passou a ser o LeChoke. Aquele que não decide no "crunch time", o incapaz de "impor a sua vontade", o King without a ring". E a fama de que nos holofotes do Playoff ele desaparecia ganhou contornos ridículos.

A liga esqueceu-se dos 25 pontos consecutivos contra os Pistons; Esqueceram-se que nos Playoff 2009 teve média de 35.3 pts, 9 ress, 7ass em 14 jogos; Esqueceram-se das médias de 38-8-8 contra Orlando em 2008;

A NBA já não conseguia falar sobre LeBron com discernimento.

De uma forma mais madura, o oposto da decisão em 2011, LeBron decidiu qual seria o seu novo clube, numa carta aberta publicada na Sports Ilustrated. Refere a família, a proximidade à sua fundação e aos amigos como pontos fundamentais da sua decisão. Refere também que nunca lhe passou pela cabeça trocar os Miami Heat por outra equipa que não os Cavs.

Do dia para a noite os Cavs passaram a ser a equipa preferida a ganhar o campeonato.

Após a decisão 2.0, as restantes equipas da NBA seguem caminho, as pedras do dominó começaram a cair. Chris Bosh, ao contrário do que a imprensa americana afiançava, não assinou pelos Rockets. Disse não aos 80M por 4 épocas dos Rockets, e disse sim aos 120M dos Heat por 5 épocas. Ele sim, vai ser a cara dos novos Heat.

Os Heat devem reassinar com Wade, embora este tenha sido sondado pelos Bulls segundo jornais locais de Chicago. E dependendo dos números dos contractos de Wade e Haslem, os Heat ainda podem ir buscar alguém com uma margem de negócio a rondar os 14M. Não dá para um Carmelo Anthony, mas pode dar para um Trevor Ariza, um Luol Deng ou até mesmo um Lance Stephenson! Podem ainda ir atrás de um Center puro, sem LeBron faz mais sentido ter um guarda redes agora.

A nega de Bosh a Houston é péssima para a equipa. Eles que já tinham libertado espaço com a troca de Jeremy Lin e uma pick de primeira ronda para os LA Lakers. E antes disso já tinham enviado Omer Asik para New Orleans. Bosh, teria encaixado na perfeição com Dwight Howard e Harden. Mas Bosh adora o estilo de vida em Miami, e tal como todos nós, é capaz de ter visto um video ou dois da defesa de Harden.

Nas próximas horas (dia e meio) as trocas e contractos terão que ser finalizados e por isso as peças começaram por encaixar. Carmelo, Bulls ou Knicks? Os Lakers ficam com esta equipa de nível D-League ou vão buscar mais alguém depois da recusa de Pau Gasol em reassinar?

Os próprios Cavs ainda vão reajustar o roster e LeBron pode ter peso nas próximas vindas. Fala-se do Mike Miller e/ou Ray Allen. 

Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget