Mostrar mensagens com a etiqueta chamberlain. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta chamberlain. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A História do All Star

All Star

Cá estamos… a meio da época da NBA, altura da paragem da praxe para o fim de semana All Star, desta feita na Florida , na casa dos Magic. Aproveitam para descansar e curar lesões os que não foram chamados, enquanto que aos All Stars espera-se que cumpram com Espetáculo!



A história e a tradição do All Star já é longa, leva mais de 50 anos, e o primeiro foi jogado em Boston!

No inicio dos anos ’50 a NBA vivia a sua pior fase devido a um escândalo de jogo entre jogadores do College e “estrelas” da NBA. O Basket atravessava uma fase de descredibilização enorme e os pavilhões iam-se esvaziando.

Para combater essa fuga dos adeptos aos pavilhões foi criado o All Star Game. À Semelhança do que já acontecia na MLB da altura (Liga Americana de Basebol) a ideia era juntar os melhores jogadores do Este e do Oeste a meio da época para que jogassem entrem eles.

E assim nasceu a 2 de Março de ’51 o All Star Game, o Este ganhou e o primeiro MVP foi Ed Macauley dos Boston Celtics. O jogo foi um sucesso e teve uma audiência de 10,000, bem acima da média da altura de 3,500 espectadores por jogo.

Nos primeiros anos o All Star era encarado pelos atletas como um jogo “a sério”, e não como apenas um evento para gáudio dos fãs, o nível de jogo era intenso como se a vitória contasse para alguma coisa.

À medida que os anos (décadas) foram passando e o racismo foi sendo ultrapassado, o All Star tornou-se o verdadeiro divertimento tal como o conhecemos hoje. Com a entrada de jogadores como Magic, Isiah Thomas, Dominique Wilkins, Dr. J, entre outros, este fim de semana era uma oportunidade de ver jogadas que dificilmente se veria durante um jogo normal.

Ao longo dos anos ficaram célebres alguns momentos vividos durante o All Star Weekend, vamos tentar relembrar alguns:

- Os primeiros 2 All Star Game não tiveram MVP. Em 1953 decidiram distinguir o melhor jogador e só então atribuíram o MVP dos jogos dos 2 anos anteriores.

- O All Star de ’72 ficará recordado pela exibição do Jerry West, “o Logo”. A jogar em casa foi o MVP e marcou o cesto da vitória.

- Em ’85 o All star viveu um momento curioso! Um rookie foi chamado ao All Star, no dia anterior este Rookie tinha ganho o concurso de afundaços. Chamava-se Michael Jordan e jogava em casa. Jordan estava a ser a coqueluche da NBA até ao momento, mas colegas como isiah Thomas, entre outros, “com inveja” do miúdo que já tinha contracto com a Nike, combinaram não passar a bola ao Jordan.
E assim o Rookie quase não cheirou a bola e sempre que a tinha ia directo para o cesto. Nenhum jogador do Este confirma esta história, mas nenhum a nega!!

- Ano seguinte, ’86, Isiah Thomas foi o senhor do All Star, marcou 30pts 10ass!!

- Em ’92 uns dos All star Game mais emotivos de sempre. Magic tinha-se retirado da NBA devido à doença. Mas os fãs votaram nele mesmo não jogando, e ele quis agradecer aos fãs. Compareceu, jogou…. e foi o MVP! Não pensem que a NBA fez o jeitinho, foi mesmo o MVP merecido. 25pts, 9ass, 5ress!! (Este All star foi jogado em Orlando, costumam ser fracos os jogos lá!)

- Em 2001 um dos All Star Game mais fantásticos de sempre. A Equipa do Este claramente mais baixa do que a do Oeste perdia por 21 pontos. Com Vince Carter, T-Mac, Iverson, Marbury, conseguiram recuperar e ganhar! Iverson foi o MVP no All star conhecido como o da Reviravolta!!

- Em 2003, era o útlimo All Star para Michael Jordan mas iria ser o primeiro como suplente! Mas não foi. Vince Carter cedeu o seu lugar, e Jordan foi titular.





São imensos os momentos que ficaram para a história do All Star, tal como os recordes:

- Mais pontos marcados – Michael Jordan – 262
- Mais presenças – Kareem Abdul-Jabar – 18
- Mais assistências – Magic Johnson 127
- Mais roubos de bola – Michael Jordan – 37
- Mais ressaltos – Wilt Chamberlain – 197
- Mais desarmes de lançamento – Kareem Abdul- Jabar – 31
- Triplo Duplo - Michael Jordan e Lebron James

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Clássico

Os Knicks de 1970 são a equipa mais recordada pelos fãs de Nova Iorque e o jogo 7 das Finais desse ano é o jogo de eleição.


 
Os Knicks defrontavam os Lakers de Wilt Chamberlain, Jerry West e Elgin Baylor. Era o jogo que toda gente queria ver nas finais. Os Knicks nunca tinham estado tão fortes. Acabaram a fase regular com 60 vitórias. A equipa era composta por Walt Frazier, Willis Reed, Dick Barnett, Bill Bradley e Dave DeBusschere.

No Jogo 1 os Knicks venceram em casa. Jogo 2 os Lakers conseguiram ganhar por apenas 2 pontos e empataram as series.

O jogo 3 das Finais ficaria para a história. Era o primeiro jogo das series em Los Angeles. A 3 segundos do fim DeBusschere marcou o cesto que dava a vantagem. E quando já toda gente tinha a vitória dos Knicks como certa, o Jerry West arriscou e lançou a bola dum lado ao outro do campo e marcou. Foi o cesto da carreira de Jerry West. O jogo foi para prolongamento, mas a vitória caiu para os Knicks. O Willis Reed marcou 38 pontos neste encontro.

No Jogo 4 os Lakers ganharam e voltavam a empatar as series. Mas deste jogo havia de resultar a lesão de Willis Reed. O poste e o jogador mais importante da equipa. A lesão não afectava apenas o estilo de jogo dos Knicks, porque agora não tinham quem parasse Chamberlain, mas afectava também a nível psicológico.

A verdade é que de volta a Nova Iorque, e sem Willis Reed, ganharam o jogo 5 colocando-se assim em vantagem em jogos, 3-2.

Após o jogo 5 a imprensa foi muito dura com o Big Dipper, o que por consequência fez com que este explodisse para uma exibição de 45 pontos no jogo 6. Os Lakers ganharam por 22 pontos e o ponto fraco dos Knicks tinha ficado a nú: a ausência de Willis Reed.

Com tudo novamente empatado, as Finais regressaram a Nova Iorque. Os Knicks nunca tinham sido campeões da NBA e também nunca tinham estado tão próximos. Faltava só uma vitória.

Já ninguém contava com a presença de Willis Reed, mas durante o aquecimento ele surgiu equipado e a mancar. As bancadas entraram em delírio. Reed começou o jogo a titular e marcou os dois primeiros lançamentos e únicos do jogo. Foi o suficiente! A atitude do capitão galvanizou a equipa. Frazier assumiu  liderança da equipa e marcou 36 pontos, fez 19 assistências e conquistou 7 ressaltos.

Os Knicks foram finalmente campeões da NBA e a jogar em casa no Madison Square Garden.

 
Este noite os Lakers jogam contra os Knicks no mesmo Madison Square Garden. Walt Frazier vai ser o comentador de serviço.
Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget