quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Liga de veteranos já no Verão de 2014


Uma ideia inovadora acaba de sair do papel para a prática: Os jogadores profissionais que já acabaram a carreira vão ter a oportunidade de continuar a jogar numa liga de verão para veteranos. Quem diz veteranos, diz jogadores com 20 e muitos anos que por fruto de lesões se viram forçados a abandonar a alta competição.

Cinco anos é a duração média da carreira de um jogador profissional. Alguns vêem-se forçados a abandonar quando ainda nem atingiram o seu pico de maturidade. Para alguns casos cinco anos é uma estimativa que peca por excesso.

Os jogadores que ficam na nossa retina são aqueles que duram longos anos na liga e forraram paredes dos adolescentes anos a fio em posters. Contudo, muitos jogadores que jogaram ao lado dessas estrelas dedicaram a vida inteira ao desporto e quando o contracto não lhes é renovado significa o fim da linha.

A criação da US Pro Athlete Enterprises, cujo CEO é Carl George, o Vice Presidente Dan Wasserman com a ajuda de John Starks, antiga lenda dos New York Knicks acreditam terem encontrado a solução.

A USPA converge esforços no mundo do marketing e do desporto à volta de ex-atletas, sejam eles da NBA, NHL, NFL ou MLB, no sentido de darem a oportunidade a estes de prosseguirem a fazer aquilo que mais gostam de fazer.

"O objectivo é prolongar as carreiras dos atletas profissionais." disse Carl George.

Um dos projectos pronto para arrancar é a criação de uma liga de Verão já em 2014. Esta vai ser a nova casa de muitos ex-atletas da NBA que abandonaram a liga há 4 anos no máximo.

A USPA trabalha em conjunto com a NBA Players Association e com a Retired Players Association. Sendo estas duas associações autónomas, significa que para já não há ligação à directa com a NBA mas se o nível de aceitação desta liga de Verão for elevado, a NBA vai piscar o olho a este conceito de certeza.

Quem já deu a mão à USPA foi a NBA TV e em Julho e Agosto transmitirá os jogos da liga de Verão. Os jogadores que irão estar presente nesta Extension League irão receber por presença. O preço do bilhete por jogo rondará os 25 dólares.

John Starks, ex-estrela dos Knicks vai ser um dos treinadores desta liga de Verão. "Eu sei o quão difícil pode ser fazer a transição de jogador profissional para uma vida normal." confessa o base que foi profissional durante 14 anos. "Jogas basquetebol durante a tua vida inteira, estás lá a pensar em algum negócio quando o teu tempo acaba. Esta é a oportunidade de estes jogadores aparecerem em frente das pessoas uma vez mais e ganharem algum conhecimento do ponto de vista do negócio."

A liga aponta expectativas para uma média de 5000 a 6000 espectadores por jogo. Cada equipa fará 14 jogos havendo um torneio eliminatório no mês de Setembro. As cidades envolvidas serão New York, Boston, Philadelphia, Washington, Miami, Atlanta, Minneapolis, Detroit, Chicago, Houston, Dallas, Denver, Phoenix, Los Angeles e San Francisco.

Outros notáveis que vão estar ligados ao lançamento deste projecto são Tim Hardaway, Jalen Rose, Jay Williams, Maurice Evans e o apresentador da NBA TV Ahmad Rashad. 

Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget