A recente vaga de lesões na NBA levou o sempre polémico presidente dos Dallas Mavericks a pôr o dedo na ferida. Porque não permitir o uso de HGH (Human Growth Hormone)? Uma substância dopante que consta na lista de substâncias proibidas na NBA.
Mark Cuban sugere o uso desta hormona somente para atletas em fase de recuperação de lesão. E não é primeira vez que Cuban aborda este assunto. No mês passado, a 23 de Outubro numa reunião que teve lugar em Nova Iorque, onde estiveram presentes os donos das 30 equipas da NBA juntamente com os representantes da liga, o dono dos Mavs pediu que se centrassem atenções e que se efectuassem estudos mais aprofundados sobre as propriedades da HGH.
"Este assunto não é sobre o que eu acho que deve ser." deixou claro Mark Cuban. "O assunto é que ainda não foi aprovado que esta substância possa ser usada para tais fins. E uma das razões para que ainda não tenha sido aceite é o facto de ainda não terem sido feitos estudos que comprovem os benefícios em prescrever HGH para reabilitação atlética ou para qualquer tipo de reabilitação que eu tenha conhecimento. Este produto representa um estigma tão grande para o público que ninguém quer estar associado a ele."
A HGH figura não só na lista das substâncias proibidas da NBA como também na lista da Food and Drugs Enforcemente americana, salvando algumas excepções: crianças com atrofia muscular e adultos com síndrome de bowel.
A HGH tem visto o véu do tabu a ser levantado na liga profissional de basebol, de futebol americano e agora na de basquetebol.
Derrick Rose, Andre Iguodala e Marc Gasol foram os nomes das mais recentes estrelas lesionadas que espoletaram esta discussão, Mark Cuban atalhou directamente para uma solução.
Sem comentários:
Enviar um comentário