segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Dieta dos Paleo Quilos



Um Verão inteiro a comer fastfood e a descurar uma alimentação regrada já foi o cenário idílico dos atletas de alta competição que integraram a NBA. Há nomes que nos assaltam a memória em segundos, e nomes com vários quilos: Oliver Miller? Shawn Kemp?

LeBron e Carmelo publicaram nos últimos tempos fotos onde é possível ver-mos que ambos perderam peso nesta pré-época. Não estou a falar dum quilo ou dois, mas de peso considerável. Arriscaria dizer aliás que Carmelo Anthony está na sua melhor forma física, pelo menos aparenta.

Dieta Paleo - É o nome deste segredo por detrás das fotos que depois de ter chamado à atenção de toda gente com LeBron e Melo, começa também a ganhar adeptos em Steven Adams, James McAdoo e Metta World Peace, entre outros.

A Dieta Paleo é baixa em carboidratos e sem açúcar. Basicamente, resume-se numa alimentação semelhante à dos nossos antepassados que viviam no paleolítico - carne, frutas, vegetais, nozes, e tudo o que pudessem encontrar vindo da terra.

Todos nós sabemos que tudo o que LeBron James faz ganha uma projecção acima da média. Ele é o melhor General Manager da NBA. Depois de anos de convívio com Ray Allen, LeBron James decidiu juntar-se à Dieta Paleo. E a questão para converter qualquer atleta é muito simples: se tivesses um carro de Formula 1 atestavas com a gasolina mais barata, com misturas e etc? ou atestavas com a Premium melhor do mercado? A comida para um atleta de alta competição funciona da mesma maneira, e a partir do momento em que LeBron assimilou esta ideia, passou de suspeito a convencido.

O treinador e campeão Olimpico de Triatlo, Joel Friel aconselha e incentiva os seus atletas olímpicos a seguirem a Dieta Paleo. "Tem uma vantagem enorme na resistência dos atletas devido à redução do excesso de peso que carregas, logo tornas-te mais rápido."

No entanto Blair O'donnovan represante da Nike Stornger Team and the Head Strengh & Conditioning destaca os malefícios desta dieta. "O LeBron não tem mais do que entre 5 a 7% de gordura no corpo portanto ele não tem massa gorda para perder. E para um jogador que deu um ênfase tão grande ao facto de querer ser dominante a poste baixo, eu acho que a perda de peso só o vai prejudicar a longo prazo."

Ainda O'donnovan, "Esta dieta pode tornar o nosso sistema imunitário mais débil, pode afectar a nossa digestão e os nossos níveis de energia, e isto tudo pode resultar num fraco desempenho em campo."

Posto isto, O'donnovan ressalva que a dieta faz o atleta, e se pensarmos em termos práticos quem tinha mais talento Steve Francis ou Derek Fisher? Acho que a resposta será unânime, mas quem teve uma carreira melhor e mais duradoura? Esta também será unânime. Os maus hábitos de Francis ditam a unanimidade desta última resposta.

O campeão da NBA pelos San Antonio Spurs, Aaron Baynes, é um dos adeptos da Dieta Paleo, "Alterar a minha dieta foi a melhor coisa que fiz para melhor o meu desempenho em campo nos últimos 4 anos."

O aspecto positivo desta onda em torno da dieta do Carmelo e do LeBron é o afastamento da ideia de desleixo e de descontracção que os atletas da NBA transmitiam durante a off-season. Tivesse esta moda chegado mais cedo e os tempos de Vin Baker, Robert Traylor, ou até mesmo Baron Davis tinham sido mais elegantes!

Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget