terça-feira, 5 de agosto de 2014

Steve Nash e Kobe a 100%... quase!



O preparador físico dos Los Angeles Lakers, Gary Vitti, deu uma entrevista esta semana ao site da equipa. Tudo bem que o objectivo da entrevista é de que as suas palavras actuem como propaganda interna, dizendo aos fãs que tudo está óptimo com Kobe, mas filtrando aqui e ali, é possível encontrar um fundo de verdade nas suas palavras.

Os Los Angeles Lakers estão descaracterizados, ou com uma caracterização nova, como queiram, mas concordem comigo, o único Laker ali, a alma da equipa, é Kobe Bryant. Se Kobe estiver bem, meia equipa está bem. Depois há Carlos Boozer, o rookie Julius Randle, há o Nick Young, há o Jeremy Lin, há Steve Nash e um treinador novo que é Byron Scott (e Pau Gasol que bateu com a porta - mas falemos dos que lá estão).

A equipa da California tem nos seus dois maiores nomes - Steve Nash e Kobe Bryant - referências que quando entraram para a NBA o presidente dos Estados Unidos da América ainda era o Bill Clinton!! Ou seja, estão velhos, ambos regressam de lesões. É o último fôlego para ambos, mas qual é a opinião de quem lidou com eles dia após dia durante o recobro?

"Há quem diga que não se deve apostar contra Kobe. Eu até gostava que isso acontecesse publicamente." confessou Gary Vitti. "Não é que ele precise de mais motivação. O Kobe é um jogador de basket brilhante. É a mente dele, o coração e a alma que o fazem ser quem é. Não interessa o que possam pensar dele. Ele é extremamente atlético, extremamente talentoso, trabalha mais do que qualquer pessoa, é duro de roer e tem uma inteligência brilhante. Estas 5 coisas não lhe conseguem tirar. Estas 5 coisas em conjunto tornam qualquer um numa pessoa de sucesso. Mas ele será o primeiro a admitir que existem "coisas" (lesão, idade, etc). Mas tu preferes uma pessoa que reúna aquelas 5 características e saiba lidar com as "coisas" ou preferes uma pessoa que não tenha coisas mas tens que passar o tempo todo a incutir-lhe uma das 5 características? Eu escolho o Kobe!"

Gary Vitti / Kobe Bryant
Numa perspectiva mais física e contemplando a época que se avizinha Viti diz o que pensa. "Eu tenho 100% confiança de que ele se vai aguentar esta época devido à maneira como ele controla o corpo e até pelo estilo de jogo. Não vamos poder jogar num estilo de correria. Podemos acelerar o ritmo quando ele lá está, mas não o jogo todo. E podemos certamente pô-lo a criar ocasiões de cesto, e a jogar de costas para o cesto."

É claro que Vitti tem total confiança no regresso e permanência saudável de Kobe. O contrário seria duvidar de si próprio. Vitti tem confiança no seu trabalho, trabalho esse que possibilitou a reabilitação do jogador.

No entanto quanto a Steve Nash, Vitti não demonstra o mesmo grau de confiança. O jogador jogou apenas 15 jogos na temporada passada e já na época 2012-13 tinha estado afastado devido a uma perna partida.

"Não temos certezas." disse o preparador. "Quando envolve nervos, ou melhoram rapidamente ou então a recuperação é lentíssima. Não há meio termo. No Steve estamos nesta situação do "lentíssima". Ele regressa esta semana a Los Angeles, e nas conversas que tenho tido com ele não se tem queixado sobre nervos. Ele tem jogado futebol. Tem cumprido as fases todas da recuperação. É expectável que atinja os 100% entretanto."

A liga ganhará com a boa forma de Nash e Kobe e consequente subida de forma dos Lakers, equipa que ganhou 27 jogos na época passada em 82 possíveis. 

Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget