terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A Caminho do All Star

Já estão completas as equipas para o All Star Game 2012 em Orlando. Este ano são 6 os estreantes, 3 para cada lado, a saber: Bynum, Aldridge, Marc Gasol no Oeste e Deng, Hibbert e Iguodala para o Este.


Tendo sido os 5 iniciais escolhidos por voto dos fãs já os suplentes foram escolhidos graças à votação dos treinadores da NBA. E se aos fãs é “permitido” que baseiem as suas escolhas em higlights em detrimento da eficiência dos jogadores, já aos treinadores não se compreende o mesmo. Muito menos que escolham jogadores tendo em conta o currículo ou estatuto.

O próprio Dirk disse recentemente que achava que não merecia ser All Star, e as suas médias dizem isso mesmo. Com 17.6 pontos por jogo, Nowitzki está a viver a pior época desde 99-00, sua segunda época na liga.

Na mesma posição do Dirk, a poste, temos o Al Jefferson com média de 18.5, 9.3 ress e 1.6 tapas!! Não foi chamado.

Um caso curioso é o dos irmãos Gasol. É certo que um baixou as médias enquanto o outro subiu. Mas não se enganem os menos atentos porque o PAU Gasol ainda tem médias melhores do que o MARC. O certo é que o que foi chamado foi o Marc.

Pau Gasol – 16.7pts, 10.5ress, 3 ass, 1.3 tapas    
Marc Gasol – 15pts, 10ress, 2.8 ass, 2.3 tapas


Eu sei, também pensei nisso, o tempo de jogo? Pois, o Marc até tem mais tempo de jogo do que o Pau. É óbvio que o Marc evoluiu, e a ausência do Zach Randolph ajuda em termos de minutos e mais ressaltos. Mas o Pau mudou de treinador, já não há triângulo ofensivo do Phill Jackson. Etc etc. Atenuantes à parte, a conclusão é que em 4 categorias, o Pau ganha em 3, com menos minutos de jogo e mesmo assim foi chamado o irmão ao All Star.

Outro caso curioso é o do Steve Nash, com 38 anos é ingrato vê-lo nos Suns.É um jogador fantástico. É o actual líder da NBA em assistências, 10.5 e tem ainda média de 14.3 pontos. Não me interpretem mal, a presença dele vai animar o All Star, sem dúvida! Mas o Steve Nash tem 10.5 ass por jogo mas também tem 3.6 turnovers por jogo!!
E agora na mesma posição analisemos o Monta Ellis, que é o 6º melhor marcador da NBA com 22.5 pts (27pts se fosse só o mês de Fevereiro a contar!!!), tem ainda 6ass, 3.5ress, 1.6 roubos,  e 2.7 de turnovers!!


 E agora pensando assim: pelas épocas que estão a fazer, faria mais sentido um jogador dos Golden State no All Star ou um dos Phoenix??

Eu não tenho qualquer preferência pelos jogadores que estou a destacar, são apenas factos.
A verdade é que não podem estar lá todos, mas este ano os critérios de selecção estão a dar que falar. E no fundo se fosse eu a escolher arranjava maneira de lá pôr o Jeremy Lin!!

1 comentário:

Anónimo disse...

Não são só as estatisticas que contam, muita coisa do basquetebol nao esta expressa nas estatisticas e é a junçao das estatisticas com o resto (por ex:jogo "sujo) que vai influenciar a escolha dos jogadores para o all-star!!!!

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget