terça-feira, 28 de agosto de 2012

Estátua de Kareem Abdul-Jabar...e a polémica!


Numa altura em que os Lakers assinam com o poste mais dominante da liga, Dwight Howard, levam também avante a decisão de colocar uma estátua em homenagem a outro poste, Karrem Abdul-Jabar.

Este não é um poste qualquer. É o ainda melhor marcador de sempre da NBA. 20 anos de profissional, seis campeonatos ganhos, cinco pelos Lakers, um pelos Bucks. Seis MVP das Finais...e oficialmente zangado com os Lakers!!?

Antes de mais, destaque-se que os Lakers não são os Bulls cuja estátua à frente do United Center é inequívoca. É a do Michael Jordan e mais ninguém. Já o Staples Center está adornado pelas estátuas do Magic e Jerry West ambos ex-jogadores dos Lakers. Chick Hearn, antigo comentador dos Lakers, Oscar De La Hoya, pugilista. E ainda Wayne Gretzky do Hoquei.

Durante o fim de semana All-Star da época passada, o corte de relações entre Lakers e Kareem ficou ainda mais definido quando foi anunciado que a estátua de Jerry West seria inaugurada. Aparentemente Kareem não gostou de que West fosse homenageado primeiro do que ele e deixou isso claro publicamente: "Eu não entendo. Ou foi um descuido deles (Lakers) ou acham que me têm como garantido!"

"Não me vou pôr a tentar adivinhar o que se passa na cabeça das pessoas, mas isto não me faz sentir contente. É uma falta de consideração. Eu sinto-me desrespeitado."

A explicação para esta reacção surgiu na semana seguinte através do porta voz dos Lakers, John Black, comunicando que Jabar tinha sido informado de que seria o próximo a ser homenageado pelos Lakers e sentiu-se traído quando viu afinal West a ser o protagonista.



"Quando vemos o que ele (o dono dos Lakers, Jerry Buss) fez por mim e pelo Earvin (Magic Johnson) há uma disparidade enorme." Disse Kareem, "Parece-me o raciocínio lógico pensar que a organização considera os meus feitos de um valor mínimo e há outras prioridades...Simplesmente não me incluem onde incluiram outras pessoas."

Quando se é o melhor marcador de todos os tempos pode-se fazer um bocado de drama. Quando "se obrigou" a liga a mudar regras do jogo de basket para que os adversários pudessem ter hipótese de o defender permite-se também algum drama. Quando se "dá" ao basket um movimento chamado SkyHoop... continuo?

Na época 2012-2013 podem contar com a estátua do Kareem...a fazer um gancho vaticino eu!

Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget