terça-feira, 1 de maio de 2012

Treinador do Ano: Coach Pop



Gregg Popovich foi considerado o treinador do ano. A par dos Bulls, os San Antonio foram a melhor equipa da NBA, pelos menos as que ganharam mais vezes, com um parcial de 50-16, nesta época de Lock-Out.

Esta é a segunda vez que Pop conquista o prémio. Em 2003 foi o ano do primeiro. Ano esse que iria culminar com um anel de campeão. Por falar em campeão, Pop já o foi 4 vezes ao serviço dos Spurs. '99, '03, '05 e '07 foram os anos de titulo. Lembrem-se que até ele lá chegar, os Spurs nunca haviam sido campeões.

Popovich é uma das caras da NBA. Aliás, é uma das caras mais "velhas" do desporto americano. É o treinador que está há mais tempo no activo em todas as 4Ligas Top dos Estados Unidos, a saber: NBA, MLB, NFL e NHL.

Pop faz agora parte de um leque restrito de treinadores que foram laureados com o prémio de melhor treinador. Don Nelson e Pat Riley foram os únicos a conquistar por 3 vezes. Popovich, Hubbie Brown, Bill Fitch, Cotton Fitzsimmons e Gene Shue têm 2. Notem a ausência de nomes nesta lista como Phil Jackson!!



É um dos treinadores mais adorados pela imprensa. Não porque seja simpático mas sim porque é um treinador directo e frequentemente envolve-se em polémicas. Quando o confrontam com o sucesso que tem tido ao longo dos anos ele remete a responsabilidade para Tim Duncan e para o almirante David Robinson. "Se conseguirem agarrar no Draft David Robinson e depois se lhe juntarem o Tim Duncan, isso vai resultar em duas décadas de sucesso, a não ser que sejas muito mau para arruinar tudo."

De resposta curta e directa é o Pop. Já este ano nos presenteou com a história de ter deixado Tim Duncan de fora num jogo e ter colocado na folha de jogo "OLD" como justificação para a ausência.

Fez-se treinador a sério na Universidade de Kansas como adjunto de Larry Brown e a partir daí traçou o seu caminho e estilo. Qualquer jogador quer estar ao serviço de Popovich. Ele parece saber tirar o melhor de cada atleta. Senão basta vermos os casos de jogadores como Bruce Bowen cuja carreira só nos lembramos nos Spurs. Mas a verdade é que antes disso passou por Miami, Boston e Philadelphia e nada. Com Popovich foi campeão 3 vezes!!

O Danny Green tem mais jogos esta época nos Spurs e a titular, do que em dois anos ao serviço dos Cleveland! Vejamos o DaJuan Blair cujos joelhos são a lástima que se conhece. Pop foi quem arriscou e o trouxe para a NBA e hoje em dia se o virmos a marcar 15pts e a ganhar 10ressaltos não é surpresa para ninguém. Mais recentemente temos o caso de Kawhi Leonard, o rookie de San Antonio. É meio extremo, é meio poste, é meio qualquer coisa, ninguém sabe bem. A verdade é que do meio da época para a frente passou a titular. Hoje ganha 10 ressaltos, amanha marca 5 triplos!! Até o "Red Rocket" Matt Bonner parece jogador com o Popovich.

Vejamos se tal como em 2003 Pop faz a dobradinha pessoal e junta o anel de campeão ao prémio de Melhor Trienador da Liga!!

Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget