terça-feira, 20 de novembro de 2012

Gortat não Gosta destes Suns...nem do treinador...nem do base!



O poste dos Phoenix Suns, Marcin Gortat, não está contente com o actual papel na equipa, muito menos com o treinador Alvin Gentry nem com o base Goran Dragic.

Gortat viveu a sua melhor época na NBA na temporada passada acabando com média de 15pts, 10ress e 1.5tapas. Em grande parte graças a Steve Nash. Os suns socorreram-se do pick and roll durante grande parte da época e Nash, melhor do que ninguém, soube distribuir a bola e tudo andava bem para os lados de Arizona.

Época nova e Steve Nash rumou para Los Angeles, Dragic assumiu-se como base principal nos Suns. Por seu turno Luis Scola veio para Phoenix e Gortat viu o seu papel, pelo menos ofensivo, perder fulgor.

"Muita coisa mudou desde a última época.", disse o poste polaco numa entrevista dada no seu país. "Infelizmente, no meu caso, para pior. Não sou certamente o mesmo jogador que estava a ser na época anterior. Ainda ando à procura do meu papel. Eu ainda sou capaz de ajudar a equipa e acabar os jogos com duplos-duplos mas quando a bola passa demasiado tempo na mão de só uma pessoa fica mais dificil encontrarmos um bom ritmo."

Gortat considera que estes Suns não rodam a bola e que no máximo ao segundo passe a bola já parou de rodar e alguém já a lançou ao cesto. Esta época o Pick n Roll desapreceu do arsenal de jogadas dos Suns e Gortat ressentem-se porém não vê isso como desculpa.

"É verdade que o Pick n Roll desapareceu mas eu posso marcar de várias maneiras.", admitiu Gortat. "Posso marcar com Pick n Roll, em transição, meia distância, debaixo do cesto, etc. Poso marca de várias maneiras mas infelizmente este ano as minhas duas armas mais fortes foram-me retiradas (Pick and Roll e Post Up)."

Alvin Gentry pareceu em todo caso ser o alvo principal das criticas de Gortat. "No inicio da época o treinador falou comigo dizendo que o (Luis) Scola iria ser a principal opção no ataque, no entanto eu era o número um na defesa." confessou o poste. "Eu fiz o trabalho sujo na defesa toda a minha vida. Pensei que já tinha conquistado o meu papel ofensivamente. Vou ter que lutar pelo que é meu mas o Coach Gentry nem sequer me tem em consideração."

"A situação é critica." continua Gortat. "Estamos a jogar da mesma maneira que no ano passado mas com jogadores completamente diferentes. Sinceramente não acho que vá funcionar. Mas eu não posso ficar frustrado, tenho que me manter positivo."

Por fim chega a critica individual. Gortat viu os calcanhares mordidos e agora atira em várias direcções. Haja alguém que ponha ordem na casa.

"Neste grupo há muitos jogadores que gostam de criar o próprio lançamento." diz Marcin Gortat. "A bola já não roda por todos como na época passada. A bola não roda pelo perímetro. Ao fim de dois passes parou. Não podemos jogar assim. Sozinho ninguém ganha."

E quanto ao tal papel do Gortat?? "O treinador disse-me no inicio da época que o meu papel era defender, ressaltar, desarmar lançamentos e fazer de "guarda redes" em saídas de contra-ataque da outra equipa. Também me disse para me aguentar no garrafão à espera da bola para o lançamento certo...mas eu continuo à espera."

Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget