sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Lillard "He can't be a rookie, can he?"



O rookie dos Portland Trail Blazer joga como se não fosse rookie. Bate recordes desde o primeiro jogo oficial na NBA. Lillard podia estar muito bem a silenciar os críticos nesta fase da época, mas para isso os críticos tinham que ter falado dele. Mas nunca ninguém soube quem era Damian Lillard.

No pré draft, na pré-época, nOs Jogos Olimpicos e durante os Summer Camps a grande atracção sempre foi o rookie dos New Orleans Hornets, Anthony Davis. 2 meses de NBA volvidos e a liga só consegue falar de Lillard: "He can't be a rookie, can he?"

O rookie que já no liceu viu-se forçado a trocar de escola devido a dificuldades financeiras e falta de espaço para poder jogar, agora afirma-se na maior liga do mundo. "O St. Joseph (Notre Dame California) foi onde o Jason Kidd andou e foi onde eu andei no meu 2º ano." disse Lillard. "Era uma escola privada e foi muito difícil porque havia muitos miúdos ricos lá. Eu nem entrava em campo e os meus pais a pagar aquele dinheirão todo. No final da época o treinador falou comigo e disse-me que não tinha confiança em mim. Eu não estava bem lá, não era desejado, não fazia sentido os meus pais pagarem aquilo por isso mudei-me para Oakland High (escola pública)."

Na mudança de escola Lillard sentiu-se abalado e nunca imaginou que 3 anos mais tarde jogaria na NBA e estaria com média de 19.1 pontos, 6.3 assistências e com uma percentagem de 39% de triplo!!

"Eu sempre quis jogar na NBA e quando era miudo dizia sempre que ia chegar à NBA." confessou Damian. "Mas no liceu eu só pensava em conseguir uma bolsa universitária. E só pensava: Como é que posso estar a pensar na NBA se nem uma bolsa de estudos para a faculdade eu consigo?"

Lillard conseguiu entrar em Weber State e foi o base titular durante as duas primeiras épocas até que sofreu uma lesão: partiu o pé. Durante a recuperação deu inicio à missão de assistir todos os DVD's dos jogos anteriores e fez uma lista de 10 áreas que precisava melhorar.

Então sentado numa cadeira e com uma máquina que lhe ganhava ressaltos e lhe passava a bola de volta, Lillard passou a fazer 200 lançamentos por dia na tal cadeira seguidos de 600 em pé.



Na última época na faculdade Lillard acabou com média de 24.5 pontos por jogo, sendo o segundo melhor universitário dos Estados Unidos nessa categoria. Os olheiros da NBA começaram a assistir os jogos da Weber State pela primeira vez e Lillard era apontado como o 25º do Top 25 de possíveis rookies a ingressar na NBA.

No jogo de estreia na NBA ao serviço dos Portland Trail Blazers, Lillard marcou 23 pontos e fez 11 assistências colocando-se ao lado de nomes como Oscar Roberston e Isiah Thomas como os únicos 3 jogadores a marcar mais de 20 pontos e mais de 10 assistências no jogo de estreia.

Uma semana depois Lillard deixava Isiah Thomas para trás e só ele e Oscar Roberston passaram a ser os dois jogadores que nos 3 primeiros jogos na liga tinham média de mais de 20 pontos e 7 assistências.

O treinador dos Portland é o primeiro a admiti-lo "Ele não joga como um rookie." O Rookie que não é rookie já ganhou o prémio de melhor rookie do mês de Novembro, não se admirem que seja o melhor do ano.

1 comentário:

Lançamento Livre disse...

Um agradável supresa!

Quando se pensava que o prémio de ROY não iria ter grande disputa, eis que surge um concorrente à altura do monosobrancelha mais famoso da actualidade.

Agora é esperar que mantenha estes numeros até final

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget