quinta-feira, 29 de março de 2012

Hall of Fame




Apareceu na liga, prometeu, entusiasmou mais pelo que podia fazer do que pelo que realmente fez. Com rasgos de génio dentro de campo as drogas e o álcool acinzentaram uma carreira que podia ter sido ainda mais brilhante. Falo-vos do Hall of Fame David Thompson.

Thompson jogou 8 anos ao serviço dos Denver Nuggets e os últimos dois pelos Seatle Supersonics.

Quando Thompson se candidatou ao Draft, 1974, existiam duas ligas paralelas: a ABA e a NBA. A NBA oferecia mais dinheiro no entanto ele preferiu “assinar” pelos Nuggets e a razão é simples.

Em ’74 Thompson e Monte Towe eram colegas na equipa campeã de Norte Carolina do campeonato universitário. Fora do campo eram melhores amigos! Quando chegou à altura de se tornarem profissionais Thompson deixou bem patente qual era a sua condição: se o queriam tinham que assinar também com Towe. E assim foi, os Nuggets assinaram Thompson por cinco épocas e Towe por duas.

Foi um gesto bastante apreciado na altura na ABA e caiu claramente no goto de qualquer americano. Exemplo de amizade levada ao extremo e o dinheiro da NBA a ser relegado para segundo plano. 

Na época de estreia na ABA ele era bom de mais. Acabou coomo 3º melhor marcador da liga com média de 26.0 pts por jogo. As estrelas da ABA eram Thompson e Julius Erving. A última final da ABA foi precisamente entre os Nets de Dr. J e os Nuggets de David Thompson. No sexto e último jogo das Finais 42 pontos não foram suficientes para Thompson e Dr. J sagrou-se campeão.

Em ’76-77 foi o ano de fusão entre ABA e NBA. Os Nuggets chegaram e venceram, pelo menos a Midwest Division. Com 25.9 pts por jogo Thompson foi o 4º melhor marcador da NBA na primeira época. 

Célebre ainda nesse ano ficou o jogo contra os Portland Trail Blazers em que Thompson mandou a tabela a baixo depois de um afundanço.

Os Nuggets eram agora uma equipa a temer! Thompson era titular, e o mais votado, nos jogos All Star e tinha sido o 2º melhor marcador da liga. O contracto foi renovado, e aos 23 anos, em 1978 passou a ser o jogador mais bem pago da liga.

O ano seguinte foi o começo da fase descendente da sua carreira. Acusado de chegar atrasado aos treinos e por criar problemas no balneário começou a viver tempos difíceis. No entanto no All Star Game ’79 foi a estrela das estrelas ganhando o MVP com 25pts. Nesse ano acabou em 6º na lista dos melhores marcadores.

A partir daí seguiram-se as lesões, casos com droga (cocaína), era presença assídua em bares de Nova Iorque ( Studio 54) e passaram a ser conhecidos os excessos de álcool. Em ’84 já a jogar pelos Supersonics caiu nas escadas de uma festa em Nova Iorque, pois claro, e teve que ser submetido a uma operação ao joelho. No final da época foi dispensado com 30 anos.


Entrou para o Hall of Fame em 1996 e a camisola 33 jamais poderá ser usada em Denver!!


 
Curiosidades:

- Lembram-se quando o Dr. J foi o primeiro homem a saltar da linha de lance livre no concurso de afundanços?? O David Thompson era o outro finalista!
- É primo direito do actual treinador dos Suns, Alvin Gentry.

- Em 2009 quando Michael Jordan entrou para o Hall of Fame convidou David Thompson para o seu "padrinho". Jordan disse "I was in love with David Thompson"!



Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget