sexta-feira, 2 de março de 2012

Clássico Desta Noite


Nos Playoff de 2002 os Lakers estavam imparáveis e já tinham deixado os Spurs e os Blazzers para trás. Os Kings por sua vez tinham derrotado os Jazz e os Mavericks. Cruzavam-se agora Kings eLakers para jogar a final de conferência do Oeste à melhor de 7 jogos!

Os Kings tinham a equipa mais forte de sempre e estarem na final de conferência era o mais longe que já haviam conseguido. Estavam a um passo das finais. Outro factor que tornava este embate frente aos Lakers ainda maior era: Vlade Divac. Divac foi trocado para os Hornets em ’96 por um rookie, um tal de Kobe Bryant! Vlade nunca escondeu o quanto lhe havia custado ser “rejeitado” pela equipa de LA.

E em 2002, 6 anos volvidos, os destinos de Vlade e Lakers voltavam-se a cruzar.

Os Lakers tinham a dupla mais temível dos últimos anos: Shaq e Kobe. Tinham ainda um outro jogador que quando chega a fase dos Playoff ficava gigantesco: Robert Horry!!

Os primeiros dois jogos ficaram dividos com uma vitória para cada lado. O jogo 3 foi na casa dos Lakers, mas o jogo correu de feição para os Kings. Estiveram a ganhar por 27pts e nunca se viram a perder durante o encontro todo. Webber e Bibby juntos marcaram 50pts.

Jogo 4, os Kings mantiveram a toada e marcaram 40 pts no 1º período. No 2º período o jogo chegou a estar por 24, mas chegou ao intervalo por 14, menos mal. Os Lakers começaram a ver a vida a andar para trás, e se deixassem os kings ganhar, ficava 3-1. Ou seja, os kings ficavam a apenas uma vitória de eliminarem os Lakers e irem às Finais.

A segunda parte foi dos Lakers. Kobe e Shaq levaram a equipa às costas e na última posse de bola o jogo estava por 2 pontos. Os Lakers perdiam, faltavam 10 segundos, Kobe falhou o primeiro lançamento, Shaq ganhou o ressalto e falhou o lançamento, a bola sobrou para quem? Robert Horry de 3!! E os Lakers ganharam… Estava tudo empatado outra vez em jogos. 2-2.


No jogo 5 viveu-se outro jogo de emoções. Os Kings tinham claramente o orgulho ferido, tinham deixado fugir uma vantagem de 24 pontos no último jogo. E agora jogavam em casa, não podiam defraudar os fãs. A 10 segundos do fim Sacramento perdia por um. Jogada de reposição de bola, Bibby recebe, atira de 2, marca e sentencia o jogo.
Era a vitória mais importante da história dos Kings, estavam a um jogo de irem às finais da NBA.

Jogo 6, e estávamos de volta a Los Angeles! 3-2 para os Kings. O’neal marcou 41pts e apanhou 17 ress. Num jogo ficaria marcado na história negra da NBA, com suspeitas de corrupção. Os Lakers tiveram direito a 30lances livres, 27 no quarto período? Os postes de Sacramento, Divac, Webber, Funderburke e Pollard, juntos fizeram 20 faltas. Kobe cotovelou Bibby e nada foi marado. No final do jogo, um colunista do Washington Post escreveu: “Eu apontei no meu caderno 6 faltas que eram claramente incorrectas, todas contra Sacramento, todas no 4º período, onde os Lakers marcaram apenas 5 cestos e sofreram 21 faltas que os seguraram na corrida para o campeonato”!
Em 2008, quando o árbitro Tim Donaghy foi preso por corrupção, e confessou que este foi um dos jogos em causa!!!
(Desculpem lá ter estragado um bocado a festa!)

Adiante, jogo 7!! Jogo equilibradíssimo com 16 empates e 19 mudanças de liderança ao longo do encontro. Bibby foi a lances livres no último lance do jogo com os Kings a perder por 2, converteu ambos. Prolongamento!
Bibby acabou o jogo com 29 pts, Webber com 20pts, 11 ress e 8 ass mas não foram suficientes. Os Lakers foram superiores e superaram a equipa de Sacramento e avançaram para as Finais.


Desde 2002 os jogos entre Lakers e Kings costumam ser quentinhos! E é mais do que conhecida a frase do Shaq “We’re not worried with the Sacramento Queens!!”


Vejam esta noite o jogo. Derek Fisher e Kobe ainda jogam nos Lakers e têm bem presentes a história, embora os adversários sejam outros, a equipa é a mesma.

Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget