Bob Cousy
Steve Nash passou esta noite o Kevin Johnson e é agora o jogador com mais assistências na história dos Phoenix Suns. Nash é o sexto jogador com mais assistências na história da NBA, mas o nome que vos vou falar hoje figura nessa lista em 15º! Parece um número um bocado baixo na tabela, não parece? Agora pensem que este jogador jogou nos anos 50, e não havia 24 segundos de ataque ainda!!
Tal como ainda hoje é hábito na NBA os jogadores são anunciados pelos speakers antes do inicio de cada jogo. Na década de 50 isso já acontecia, no entanto quando chegava a altura do Bob Cousy ser chamado o que se ouvia no Boston Garden era isto: “…e agora com o número 14, Mr. Basketball!!”
Bob Cousy, foi o primeiro grande base da NBA. Jogou 13 anos na NBA (12 ao serviço dos Boston, 1 como Cincinnati Royals) foi 13 vezes All-Star (duas delas MVP), e uma vez MVP da NBA – 1957. Nos primeiros 11 anos na NBA liderou a liga em assistências em 8 deles.
Quando era miúdo o Mr. Basketball caiu duma árvore e partiu o braço direito. Parar de jogar não era opção, então começou a usar muito mais a mão esquerda, como consequência tornou-se um jogador ambidestro e isso fez com que fosse um jogador singular na sua altura.
Se hoje se fazem os passes sem olhar, por de trás das costas e etc, foi o ele o primeiro a fazê-lo na NBA. No seio da liga ele era conhecido como Houdini, em clara alusão ao Mágico, pelo seu estilo de jogo que entusiasmava qualquer um.
Com a chegada à liga do poste Bill Russell os Boston explodiram. Cousy e os Celtics ganharam 6 titulos de campeão da NBA entre 1957 e 63 (só falharam em 58).
Anualmente é entregue o prémio ao melhor base do basquetebol universitário dos Estados Unidos. O nome desse Trofeu é Bob Cousy!! No ano passado foi ganho pelo Kemba Walker mas antes dele já o haviam ganho o Raymond Felton, Jameer Nelson e o Ty Lawson, entre outros.
O Mr. Basketball entrou para o Hall Of Fame em 1971 e a sua camisola, número 14, foi retirada pelos Boston Celtics.
Sem comentários:
Enviar um comentário