quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Hall of Fame

George Gervin



 
Hoje é Quinta Feira, dia de Hall of Fame no Passa e Corta, desta vez escolhi destacar o George “The Iceman” Gervin.

O Iceman foi um dos melhores bases marcadores de pontos que a NBA já conheceu, acabou a carreira de jogador com a média de 26.2 pontos.

Gervin representou os San Antonio Spurs por 9 épocas e deve ser recordado como um marcador de pontos nato. Foi o melhor marcador da NBA durante 3 épocas consecutivas, 1978 -80. Depois dele só o Jordan conseguiu o mesmo feito.

Dentro do campo saltava à vista o seu estilo “cool” e calmo. A sua alcunha surge ainda durante os tempos de Liceu. Os colegas diziam que ele nunca suava nem ficava nervoso, era frio como Gelo. Ficando conhecido como “The iceman”.

Foi a cara dos Spurs durante quase uma década, e embora nunca tenham ganho um campeonato os Spurs foram por 5 vezes campeões de divisão.

Gervin jogou 12 All-Stars e marcou sempre mais de 21pts, num deles foi o MVP (1980). Ficou ainda por duas vezes em segundo na votação para o MVP da NBA (perdeu para Bill Walton, e para Moses Malone).


O movimento do Finger Roll nunca poderá ser dissociado de Gervin, era a sua imagem de marca, dificilmente se assistia a um jogo em que ele não executasse o movimento. Jerry West disse “Era um dos poucos jogadores que eu pagaria para ver jogar!”.

Para a história fica o jogo em que Gervin precisava de marcar 58 pts para que pudesse ganhar o título de melhor marcador da NBA. No dia anterior David Thompson que jogava nos Nuggets marcou uns impressionantes 73pts.
Gervin falhou os primeiros 6 lançamentos do jogo e pediu aos colegas para desistirem da ideia e que parassem de lhe passar a bola. Ninguém o ouviu, continuaram a jogar para ele. No 2º período marcou 33 pts, o que passava a ser um recorde, o anterior recorde era de 32 pts por um tal de David Thompson, feito na noite anterior!!
George Gervin acabou o jogo com 63pts e foi o melhor marcador da NBA nesse ano.

12 vezes All Star, 1 All Star MVP, 4 Titulos de Melhor Marcador e considerado uns dos 50 melhores jogadores da NBA.

Quando abandonou a NBA, Gervin ainda jogou em Itália e Espanha.

A camisola nº. 44 foi retirada pelos Spurs em sua homenagem e é Hall Of Fame desde 1996!

Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget