All Star
Cá estamos… a meio da época da NBA, altura da paragem da praxe para o fim de semana All Star, desta feita na Florida , na casa dos Magic. Aproveitam para descansar e curar lesões os que não foram chamados, enquanto que aos All Stars espera-se que cumpram com Espetáculo!
A história e a tradição do All Star já é longa, leva mais de 50 anos, e o primeiro foi jogado em Boston!
No inicio dos anos ’50 a NBA vivia a sua pior fase devido a um escândalo de jogo entre jogadores do College e “estrelas” da NBA. O Basket atravessava uma fase de descredibilização enorme e os pavilhões iam-se esvaziando.
Para combater essa fuga dos adeptos aos pavilhões foi criado o All Star Game. À Semelhança do que já acontecia na MLB da altura (Liga Americana de Basebol) a ideia era juntar os melhores jogadores do Este e do Oeste a meio da época para que jogassem entrem eles.
E assim nasceu a 2 de Março de ’51 o All Star Game, o Este ganhou e o primeiro MVP foi Ed Macauley dos Boston Celtics. O jogo foi um sucesso e teve uma audiência de 10,000, bem acima da média da altura de 3,500 espectadores por jogo.
Nos primeiros anos o All Star era encarado pelos atletas como um jogo “a sério”, e não como apenas um evento para gáudio dos fãs, o nível de jogo era intenso como se a vitória contasse para alguma coisa.
À medida que os anos (décadas) foram passando e o racismo foi sendo ultrapassado, o All Star tornou-se o verdadeiro divertimento tal como o conhecemos hoje. Com a entrada de jogadores como Magic, Isiah Thomas, Dominique Wilkins, Dr. J, entre outros, este fim de semana era uma oportunidade de ver jogadas que dificilmente se veria durante um jogo normal.
Ao longo dos anos ficaram célebres alguns momentos vividos durante o All Star Weekend, vamos tentar relembrar alguns:
- Os primeiros 2 All Star Game não tiveram MVP. Em 1953 decidiram distinguir o melhor jogador e só então atribuíram o MVP dos jogos dos 2 anos anteriores.
- O All Star de ’72 ficará recordado pela exibição do Jerry West, “o Logo”. A jogar em casa foi o MVP e marcou o cesto da vitória.
- Em ’85 o All star viveu um momento curioso! Um rookie foi chamado ao All Star, no dia anterior este Rookie tinha ganho o concurso de afundaços. Chamava-se Michael Jordan e jogava em casa. Jordan estava a ser a coqueluche da NBA até ao momento, mas colegas como isiah Thomas, entre outros, “com inveja” do miúdo que já tinha contracto com a Nike, combinaram não passar a bola ao Jordan.
E assim o Rookie quase não cheirou a bola e sempre que a tinha ia directo para o cesto. Nenhum jogador do Este confirma esta história, mas nenhum a nega!!
- Ano seguinte, ’86, Isiah Thomas foi o senhor do All Star, marcou 30pts 10ass!!
- Em ’92 uns dos All star Game mais emotivos de sempre. Magic tinha-se retirado da NBA devido à doença. Mas os fãs votaram nele mesmo não jogando, e ele quis agradecer aos fãs. Compareceu, jogou…. e foi o MVP! Não pensem que a NBA fez o jeitinho, foi mesmo o MVP merecido. 25pts, 9ass, 5ress!! (Este All star foi jogado em Orlando, costumam ser fracos os jogos lá!)
- Em 2001 um dos All Star Game mais fantásticos de sempre. A Equipa do Este claramente mais baixa do que a do Oeste perdia por 21 pontos. Com Vince Carter, T-Mac, Iverson, Marbury, conseguiram recuperar e ganhar! Iverson foi o MVP no All star conhecido como o da Reviravolta!!
- Em 2003, era o útlimo All Star para Michael Jordan mas iria ser o primeiro como suplente! Mas não foi. Vince Carter cedeu o seu lugar, e Jordan foi titular.
São imensos os momentos que ficaram para a história do All Star, tal como os recordes:
- Mais pontos marcados – Michael Jordan – 262
- Mais presenças – Kareem Abdul-Jabar – 18
- Mais assistências – Magic Johnson 127
- Mais roubos de bola – Michael Jordan – 37
- Mais ressaltos – Wilt Chamberlain – 197
- Mais desarmes de lançamento – Kareem Abdul- Jabar – 31
- Triplo Duplo - Michael Jordan e Lebron James
Sem comentários:
Enviar um comentário