Pete Maravich
Esta época está sem dúvida a ser marcada pelos bases da NBA. Actualmente vivemos o fenómeno “Linsanity” com o Jeremy Lin a acordar os Knicks das cinzas com exibições surreais. No inicio da época as atenções estavam viradas para Kemba Walker, o underdog de Kentucky que tinha sido campeão nacional na faculdade. E mal a bola começou a rolar as atenções centraram-se num tal de Ricky Rubio. Bastaram 10 jogos para que lhe começassem a chamar “Pistol Pete”!
Vamos lá saber a história de um dos grandes bases que passou pela NBA! Quem era afinal esse “Pistol Pete” que toda gente compara com o Rubio??
Pete Maravich, pode nunca ter ganho um campeonato na NBA mas que trouxe mais fãs aos pavilhões da NBA, lá isso trouxe.
O pai de Maravich era treinador de basquetebol e incutiu nele os fundamentos do jogo desde tenra idade. Em miúdo passava o tempo a treinar jogadas habilidosas, passes, etc. E desenvolveu um controlo de bola acima da média. E a vida dele era o basket!! Disse que quando tinha 12 anos passava em média 8horas com a bola de basket!
Quando chegou a altura de se estrear num jogo pela faculdade de Louisiana ele estava mais do que pronto, ele estava a léguas dos outros. Acabou o seu primeiro jogo com 50pontos, 14 ressaltos e 11 assistências.
Em 3 anos na faculdade, as médias de pontos foram. 43.8, 44.2, 44.5!! Quem era este base?!
No Draft de 1970 Pete Maravich foi seleccionado pelos Atlanta Hawks e assim começou a sua carreira na NBA. A NBA não estava preparada para este estilo de jogo. Nos anos ’70 dificilmente se fazia um passe por trás das costas, e quem era este rookie que não só os fazia a toda a hora como simulava-os?!
Maravich acabou a sua época de estreia com média de 23.2 pts, no entanto os Hawks não tinham grande sucesso, 36-49. Mesmo tendo-se apurado para os Playoff ficavam sempre pela primeira ronda. Em ’71 frente aos Knicks e em ’72 frente aos Boston com Maravich a marcar 27.7 nos Playoff desse ano.
Em ’74 nascia uma nova equipa na NBA: os New Orleans Jazz. Os Jazz queriam uma estrela, um franchise player que enchesse os pavilhões, ora o jogador mais espectacular e possível de ser adquirido era o Pistol Pete!
Os Jazz tiveram dois anos menos bons, não conseguiram ir aos Playoff, o que é compreensível visto que se estavam a iniciar na liga. Mas no seu 3º ano de existência (1976-77) a equipa foi mesmo a sensação da NBA.
Pete finalmente afirmou-se como um líder e nunca perdendo o estilo de jogo que o caracterizava foi o melhor marcador da NBA com 31.1 pontos por jogo. Marcou mais de 40 pontos em 13 jogos nessa época. Incluindo um jogo de 68 pontos contra os Knicks, defendido pelo Walt Frazier, um dos melhores defensores da época. Até à data nenhum base havia marcado tantos pontos, só o Chamberlain!!!
A carreira de Maravich começou a ser assombrada pelas lesões e consequentemente o número de jogos foi diminuindo, embora os fãs fossem aos pavilhões só para o poderem ver a jogar os joelhos não permitiam.
Devido a problemas financeiros a equipa foi vendida e passou para Salt Lake City, mudou o nome para Utah Jazz, tal como a conhecemos hoje! Pete só conseguiu jogar 17 jogos nessa época e os Jazz decidiram pô-lo como jogador livre.
Os Boston, naquela altura a melhor equipa da liga, não pensaram duas vezes e recrutaram-no. Pistol Pete era agora um Celtic, chegou mesmo a tempo de apadrinhar a chegada de Larry Bird à liga! Nesse ano, 1980, os Celtics haviam de perder nas finais de conferência do Este frente aos Sixers do Dr. J.
Maravich não aguentou mais e retirou-se. Em 1985 os Jazz retiraram a camisola número 7 em homenagem ao Pistol! Pisto foi 5 vezes ao All Star Game.
Em ’87 Pete Maravich entrou para o Hall of Fame.
Curiosidades
- A alcunha Pistol veio do facto de Pete ter constantemente a bola na posição de tripla ameaça, ou seja, junto à cintura do lado direito. Sempre que ele lançava, “sacava” a bola e “disparava” como se de uma pistola se tratasse.
- No seu último ano na NBA foi o ano em que se começou a jogar com a linha de triplo. Pete ainda lançou 15 vezes, marcou 10. Acabou a carreira com 67% de triplo!!
- Os Hornets também retiraram a camisola nº 7 embora ele nunca tenha jogado por eles!
- Em 2012 John Havlicek disse “the best ball-handler of all time was (Pete) Maravich”.
- Quando ainda jogava na NBA Pete disse numa entrevista: “I don't want to play 10 years and then die of a heart attack when I'm 40.” A verdade é que jogou 10 anos na NBA e morreu aos 40 de ataque cardiaco quando se preparava para jogar basket com amigos!
Sem comentários:
Enviar um comentário