quarta-feira, 12 de junho de 2013

Popovich prefere jogadores estrangeiros

 
O treinador dos San Antonio Spurs confessou que o truque para o sucesso é a nacionalidade dos seus jogadores. Pop diz que os jogadores estrangeiros são mais faceis de treinar. Agora que penso nisso, o facto de os Spurs terem 9 jogadores na sua equipa (máximo na liga) que aprenderam a jogar basket fora do solo dos Norte-Americano é capaz de não ser coincidência.

A base dos Spurs assenta em Tony Parker (França), Manu Ginobili (Argentina) e Tim Duncan (Ilhas Virgens). Os 3 ajudaram a equipa de Pop a ser a mais vitoriosa nos últimos 15 anos. Estes três jogadores ganharam 70.3% dos jogos que disputaram na sua carreira na NBA.

Segundo o Coach Pop os jogadores americanos crescem rodeados de sucesso e facilidades. Os europeus quando chegam à NBA estão habituados a ter pouco e, grosso modo, dão mais valor a entrada na maior liga do mundo do que um talento americano, cujo destino na NBA já lhe vem sido prometido desde tenra idade.

Nos anos 80, Popovich era um mero treinador adjunto e viajou até à Europa para assistir ao Campeonato da Europa na Alemanha, Colónia na companhia de Don Nelson. Popvich estava ciente dos estigmas que a América tinha em relação aos jogadores europeus: "Não defendem, não socializam, não querem aprender o inglês, não têm um drible forte, não se adaptam caso joguem poucos minutos, são moles, etc"

Hoje em dia o treinador dos Spurs tem uma opinião muito clara sobre o que se dizia nessa altura. "Eram todos ignorantes. Custa-me a aceditar que tinhamos ali uma piscina (reservatório de talento, entenda-se) tão vasta por usar."

Os europeus, pelos menos "não arranjam desculpas" diz Popovich. No entanto as qualidades que Popovich procura num jogador quando considera contractar alguém são: "Personalidade, saibam jogar em equipa, saibam aplaudir o sucesso de um colega." E essas qualidades são mais faceis de encontrar em jogadores não americanos.

Controverso como sempre, Pop põe o dedo na ferida. Algo me diz que um futuro cargo como Seleccionador Americano ou treinador está fora de questão.

Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget