quinta-feira, 20 de junho de 2013

Às Finais não vais com convite... É preciso ganhar para lá chegar!


Hoje joga-se o último jogo da época 2012-13 da NBA. Joga-se o Jogo 7 das Finais entre San Antonio Spurs e os Miami Heat. Cada equipa venceu 3 jogos e é preciso jogar-se hoje a negra para se saber quem se sagrará campeão. Por falar em campeões....

Ninguém é mais campeão na NBA do que Bill Russell, ex-jogador dos Boston Celtics, campeão por 11 vezes. Sim onze! Russell não é só o campeão em anéis de campeão da NBA, é o jogador com mais vitórias em Jogos 7. Jogou 10, venceu 10. Não há como confundir!!

Russell é a personificação da vitória na NBA. É raro dar entrevistas por isso quando as dá, os mais novos sentam e bebem o sumo da sabedoria. Russell confessa que a mentalidade a ter antes do Jogo 7 é: "Estou-me nas tinhas para o que eles vão fazer; Conta aquilo que nós vamos fazer."

A frase não é dele mas foi-lhe ensinada por Red Auerbach, um dos grandes treinadores que passou pela NBA. Mas a partir daqui é tudo Bill Russell.

"A diferença num Jogo 7 é, 'Consigo levar a minha equipa a fazer aquilo que fazemos melhor?' Depois é só respeitar a equipa adversária. Quanto mais eu respeitar a outra equipa - sem medo, só respeito - mais hipóteses tenho de ganhar."

Quanto ao Lebron? "Se a memória não me falha..." começou por dizer o velhinho Bill Russell. "O Jerry (West) nunca ganhou um campeonato até eu me ter retirado (1969)." Jerry West, ex-jogador dos Lakers esteve presente em 9 Finais e apenas venceu uma. "Mas hoje em dia toda gente fala do Jerry como o grande, grande jogador que ele foi. O Lebron tem 28 anos, e até à data só tem feito maravilhas. As comparações que têm sido feitas, são feitas por pessoas que simplesmente não sabem o que andam a fazer."

Russell continua ainda sobre Lebron James. "Ele já foi a 4 Finais até agora. Pensem sobre as Finais. Quando estás numa equipa, e estás a jogar o último jogo do ano que a tua liga tem. Tiveste um ano fantástico, ok? Às Finais não vais com convite. Tens que ganhar até lá chegar."

O homem é capaz de saber uma coisa ou outra do assunto!

Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget