quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"Prefiro jogadores burros do que inteligentes"


Toda a gente que segue a NBA sabe que Charles Barkley, agora comentador, tem o coração perto da boca desde os tempos de jogador. Sir Charles entrou para a liga ao serviço dos Philadelphia 76ers no longínquo ano de 1984. Foi precisamente numa entrevista dada à CBS Radio de Philadelphia que Barkley decidiu apontar o dedo ao General Manager da equipa.

"Eu tenho um problema com a maneira como a organização dos Sixers está a levar a equipa.", disse Sir Charles sem rodeios. "Sabem, eu não acredito nessa gestão de porcaria. Se o LeBron James não soubesse soletrar a palavra "gato", eu queria-o na minha equipa. Eu digo sempre isto às pessoas: Dêem-me um jogador burro mas que saiba mesmo jogar. Não me venham com jogadores inteligentes."

Sem meias medidas Barkley defende a preferência por um bom jogador em detrimento de um inteligente; Capacidades desportivas acima do Quociente de Inteligência, ok!

Por mais divertida que seja a visão do ex-MVP da NBA, a próxima análise peca por simplista. Se não vejamos: "Esse tipo (Sam Hinkie, General Manager dos Philadelphia 76ers), ele veio de Houston." afirmou Barkley. "Desde quando é que os Houston (Rockets) ficaram melhores? Quando desataram a pagar aquele dinheiro todo pelo James Harden e pelo (Omer) Asik, e agora abriram mais os cordões à bolsa e apanharam o Dwight Howard. Isso não tem nada que ver com gestão, isso tem que ver com pagar muito a um jogador para ele ir para lá jogar."

À primeira vista parece fácil dar razão ao agora comentador da NBA TV, mas Barkley fala de cor. Porque James Harden não assinou sendo Free Agent, logo a teoria do oferecer mais cai por terra. Harden veio através de uma troca. O posicionamento dos Rockets foi estudado por Daryl Morey e Sam Hinkie, General Managers, que em dois anos conseguiram reunir jogadores atractivos suficientes para uma troca com os Oklahoma City Thunder.

A teoria de Barkley aplica-se isso sim aos Brooklyn Nets, onde o valor de Kevin Garnett, Paul Pierce, Jason Terry, Deron Williams e Joe Johnson faz com que o tecto salarial da equipa seja ultrapassado e como consequência a organização é obrigada a pagar uma multa à liga. Multa essa irrisória para Mikhail Prokhorov, Dono dos Nets, multimilionário russo. A gestão, neste caso, é nula!

Os Sixers estão isso sim a usar a mesma estratégia dos Oklahoma City Thunder quando conseguiram juntaram Durant, Westbrook e Harden. Os Sixers deixaram fugir Jrue Holiday, e isso é o que tira Charles Barkley do sério. Porém não vão ficar mal servidos com o base rookie Michael Carter Williams e o poste, também rookie, Nerlens Noel.


Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget