sábado, 3 de agosto de 2013

Greg Oden, valerá a pena o risco?


Greg Oden assinou contracto por duas épocas com os Miami Heat. O poste que tem sido fustigado por lesões era para muitos uma carta fora do baralho. Os Heat foram uma das 6 equipas que mostraram interesse pelo jogador. Valerá a pena o risco?

Passaram 505 dias desde a última vez que Oden fez parte de uma equipa, 1336 dias desde a última vez que jogou na NBA. A 5 de Dezembro de 2009 Greg Oden, fracturou a rótula ao serviço dos Portland Trail Blazers num jogo contra os Houston Rockets e aí começou o calvário.

Nos próximos anos Oden tem batalhado contra a lesão, depressão e o alcoolismo. O joelho de Geg Oden já foi à faca por 5 vezes, 3 delas devido a micro-fracturas. Tudo indicava que era o fim da carreira de Oden (não existe mais nenhum jogador que tenha regressado à liga após tantas cirurgias e deste nível) mas o jogador nunca perdeu a esperança e em cada entrevista que deu deixou sempre a porta aberta ao regresso.

Passou maior parte do tempo da sua recuperação na sua cidade natal de Indianapolis e na Universidade de Estado de Ohio. Devido ao elevado número de equipas interessadas e ao número de agentes a tentarem contacto, Oden começou a ver a luz da NBA ao fundo do túnel!

Os interessados do conhecimento público eram os Miami Heat (com os quais acabou de assinar), New Orleans Pelicans, San Antonio Spurs, Sacramento Kings, Dallas Mavericks e Atlanta HAwks. Algumas equipas ofereciam mais dinheiro, outras mais minutos, outras mais vitórias. A discussão dos críticos rondou a temática da pressão dos média. Seria melhor para ele jogar nuns Miami Heat onde o escrutínio dos jornalistas é constante e onde os jogos são transmitidos na televisão nacional todas as noites ou seria preferível uma equipa mais modesta, com menos projecção, logo menos exigência como os New Orleans?

Mas afinal porquê tanto interesse num jogador com tão poucos minutos de NBA, com tantos problemas nos joelhos, com um risco de se voltar a lesionar tão elevado. Valerá a pena o risco?

Lembre-se que quando Oden integrou o Draft de 2007 a liga estava bastante entusiasmada com ele. Oden era comparado a Bill Russell (jogador com mais campeonatos ganhos de sempre na NBA - 11). Os seus instintos defensivos e os "timings" eram perfeitos, um jogador capaz de dominar defensiva e ofensivamente. Chegou a ser descrito como o jogador "único em cada geração"! Esperava-se que viesse a ser um dos melhores postes da liga. Estas foram algumas das razões que fizeram com que os Portland Trail Blazers o escolhessem no Draft à frente de Kevin Durant!!!

Embora não aparente ele tem apenas 25 anos e diz quem viu que está em boa forma. "Meu, ele está inacreditável." disse Deshaun Thomas, jogador dos San Antonio Spurs que treinou com ele este verão. "Ele corre, levanta pesos. Vem aí o regresso. Ele parece estar pronto. Ele corre imenso, está a tentar chegar à melhor forma. Digo-vos uma coisa: Para um gigante do tamanho dele a correr assim e a atingir a forma que ele tem, ele parece-me no ponto."


Sem comentários:

Don't Forget To Join US Our Community
×
blogger tipsblogger templatesWidget